A Associação de Apoio às Famílias de Autistas e Afins de Minas Gerais (AAFAA-MG) promoveu, no último dia 18/3, no Clube Social, um encontro para debater as alternativas de apoio para famílias de autistas. “O objetivo da Associação é apoiar e orientar as famílias de autistas e afins (TEA,TDAH, Hidrocefalia), com ações de melhoria da qualidade de vida”, explicou a presidente da AAFAA-MG, Inez Batista, ela própria mãe de uma autista de 29 anos, que está na terceira graduação e já inserida no mercado de trabalho.
O encontro teve a participação de várias famílias, além de pessoas que se interessam pela causa. Segundo a associação, foram 148 inscritos e 127 pessoas presentes, sendo que alguns não puderam comparecer por causa do surto de dengue. Como palestrantes, atuaram Gabriela Batista, filha de Inez que é autista, e a deputada Nayara Rocha, grande apoiadora da causa na Assembleia, além do trio de mães atípicas que fizeram um bate-papo esclarecedor sobre o poder da inclusão.
Inez Batista ressaltou a grande contribuição da deputada Nayara, autora do projeto de lei que cria o selo Empresa Amiga dos Autistas e Portadores de TDAH. “Conheci a deputada Nayara através do amigo e empresário Emiliano Braga, que é um dos grandes apoiadores do nosso projeto e um dos responsáveis pela rede de apoio que está se consolidando em Pedro Leopoldo”, disse Inez. Ela agradeceu a todos que a acompanham nesta caminhada rumo a um futuro que ela vê como bastante promissor para os autistas e suas famílias, já que o trabalho da associação “representa um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos”, acrescentou.
O empresário Emiliano Braga frisou a dedicação, o profissionalismo e empenho da entidade diante da causa autista. “A presidente da associação, Inez Batista, bem como toda a diretoria e o restante da equipe foram fundamentais na organização e sucesso deste evento. Sua dedicação e forte liderança foram essenciais para que este encontro proporcionasse um ambiente acolhedor e informativo para todos os participantes”, afirmou.
“Iniciativas como essa da AAFA-MG nos lembram a importância de trabalharmos juntos como comunidade, para construir um mundo onde todos se sintam valorizados e respeitados, independente de suas diferenças”, elogiou Emiliano.
Parcerias estão sendo firmadas pela AAFAA-MG com empresas e poder público para colocar em prática um projeto que inclui bazar, rodas de conversas, palestras, simpósios, orientações jurídicas, aulas de artesanato, assistência psicológica e de vários outros profissionais. Fundada em 24 de julho de 2023, a associação tem o apoio de voluntários e está recebendo e cadastrando famílias pelo WhatsApp 31 99503-4898.