O distrito de Dr. Lund celebrou 130 anos de história no último fim de semana, com festividades nos dias 15 e 16 de fevereiro. A trajetória da localidade é contada a partir da inauguração da Estação de Ferro Central do Brasil, instalada em 1895, junto à de Pedro Leopoldo. A programação da festa contou com uma série de eventos realizados pelos moradores, apoiados por empresas e prefeitura.
A antiga Horta Velha começou a se formar com a doação de terrenos pelo fazendeiro Antonio Elias e sua esposa Rita Viana, para a construção da linha férrea que iria escoar a produção agropecuária local. O povoado passou por diversas transformações ao longo do tempo, recebendo o nome de “Dr. Lund” em 1904, em homenagem ao renomado cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que fez pesquisas paleontológicas na região. Com o passar dos anos, Dr. Lund cresceu, mas preservou suas características originais, como ruas estreitas e sinuosas e casas simples e alinhadas. Leia sobre Dr. Lund aqui.

Para marcar a data, a estação foi reformada e pintada e abriga um Museu Provisório, que abriu para as festividades. Ali estão expostos documentos e fotos e uma grande toalha bordada pelas moradoras, além de antigos dispositivos como a campainha do trem, câmeras, calculadoras, lanterna de carbureto, antigos telégrafos. Muitas dessas peças foram reunidas pelo dentista Carlos Anibal Fernandes de Almeida, o Cacá, morador emblemático do distrito. “Como está sendo estruturado, o museu ainda não estará aberto para visitação”, informou Márcia Maia, uma das realizadoras da festa.

A comemoração teve ainda várias atividades culturais, como apresentação de artistas e bloco de carnaval, contação de histórias, competições esportivas, missa em ação de graças e o tradicional café da manhã de Dr. Lund, que tem nas habilidades culinárias de seus moradores um de seus maiores patrimônios. A comunidade pensou nas crianças com uma ducha aliviando o intenso calor e prestou homenagens aos moradores ilustres do distrito – 130 pessoas receberam um pequeno troféu.

Entre elas o médico da UBS, Eustáquio Cândido Ivo , que foi intensamente ovacionado. Não podia ser diferente: ele é muito querido na comunidade onde está há dez anos e conhece cada morador. Mostra assim que é, por natureza, um médico de família, profissional presente definido pelo sistema de saúde da família. “Já sou lundense, adoro o distrito e as pessoas que aqui vivem”, disse o médico. As fotos são de Alessandra Araújo.