Dr. Lund faz bela festa para comemorar seus 130 anos

Dr. Lund faz bela festa para comemorar seus 130 anos

Café comunitário e missa na manhã de domingo

O distrito de Dr. Lund celebrou 130 anos de história no último fim de semana, com festividades nos dias 15 e 16 de fevereiro. A trajetória da localidade é contada a partir da inauguração da Estação de Ferro Central do Brasil, instalada em 1895, junto à de Pedro Leopoldo. A programação da festa contou com uma série de eventos realizados pelos moradores, apoiados por empresas e prefeitura.

A antiga Horta Velha começou a se formar com a doação de terrenos pelo fazendeiro Antonio Elias e sua esposa Rita Viana, para a construção da linha férrea que iria escoar a produção agropecuária local. O povoado passou por diversas transformações ao longo do tempo, recebendo o nome de “Dr. Lund” em 1904, em homenagem ao renomado cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que fez pesquisas paleontológicas na região. Com o passar dos anos, Dr. Lund cresceu, mas preservou suas características originais, como ruas estreitas e sinuosas e casas simples e alinhadas. Leia sobre Dr. Lund aqui. 

Organizadores da festa com o prefeito Emiliano e o presidente da Câmara, Rafa

Para marcar a data, a estação foi reformada e pintada e abriga um Museu Provisório, que abriu para as festividades. Ali estão expostos documentos e fotos e uma grande toalha bordada pelas moradoras, além de antigos dispositivos como a campainha do trem, câmeras, calculadoras, lanterna de carbureto, antigos telégrafos. Muitas dessas peças foram reunidas pelo dentista Carlos Anibal Fernandes de Almeida, o Cacá, morador emblemático do distrito. “Como está sendo estruturado, o museu ainda não estará aberto para visitação”, informou Márcia Maia, uma das realizadoras da festa.

Cacá é um dos guardiões da memória lundense

A comemoração teve ainda várias atividades culturais, como apresentação de artistas e bloco de carnaval, contação de histórias, competições esportivas, missa em ação de graças e o tradicional café da manhã de Dr. Lund, que tem nas habilidades culinárias de seus moradores um de seus maiores patrimônios. A comunidade pensou nas crianças com uma ducha aliviando o intenso calor e prestou homenagens aos moradores ilustres do distrito – 130 pessoas receberam um pequeno troféu.

Dr. Eustáquio e a esposa Carina

Entre elas o médico da UBS, Eustáquio Cândido Ivo , que foi intensamente ovacionado. Não podia ser diferente: ele é muito querido na comunidade onde está há dez anos e conhece cada morador. Mostra assim que é, por natureza, um médico de família, profissional presente definido pelo sistema de saúde da família. “Já sou lundense, adoro o distrito e as pessoas que aqui vivem”, disse o médico. As fotos são de Alessandra Araújo.

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Bisnetos do Comendador Antonio Alves visitam casarão da fábrica

Bisnetos do Comendador Antonio Alves visitam casarão da fábrica

Pode-se dizer que ela é a primeira casa de Pedro Leopoldo. Afinal, foi construída junto às instalações da fábrica de tecidos, para abrigar, em 1895, os diretores e suas famílias.

LEIA MAIS
Festival de Verão pode voltar em 2025 homenageando Raul Seixas

Festival de Verão pode voltar em 2025 homenageando Raul Seixas

Lindomar Gomes já está fazendo os contatos para o evento, a ser realizado junto ao Festival Internacional de Corais, que este ano homenageará os 80 anos do pai do rock no Brasil,  Raul Seixas. 

LEIA MAIS