Conhecimento e tecnologia andam juntos, diz artista

Conhecimento e tecnologia andam juntos, diz artista

Em seu mais recente trabalho, o artista plástico Márcio Barbosa propõe um diálogo entre o conhecimento e a tecnologia, colocando um celular e um livro andando de mãos dadas. Podemos andar juntos? – pergunta o artista.

“Nele eu faço uma provocação, dizendo que você pode e deve usar o celular, porém não deixar de ler livros. É um rabisco sem compromisso com técnicas, esperando apenas um bom entendor, para quem um risco pode significar Francisco”, brinca Márcio.

É sempre bom lembrar que 86% dos brasileiros têm celular, mas apenas 52% da população leem livros. No entanto, a média de leitura é baixa: 1,3 livros por ano. Além disso, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca compraram um livro. Mas o que está nos livros, em boa parte está também na internet e, consequentemente, nos sites de inteligência artificial.

É possível ler no celular, assim como nos tablets e nos próprios computadores, mesmo que, para alguns, o “cheiro de papel” seja um poderoso estimulante para a leitura. “O conceito é que vale. Seja qual for o formato, importante é gostar de livros, porque eles nos ajudam a pular etapas que já foram pensadas por outros e escritas há milhares de anos”, define Márcio Barbosa.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

O Cine Marajá anuncia para hoje

O Cine Marajá anuncia para hoje

Nosso cinema nas décadas de 60 e 70, pelos olhos de um entusiasmado espectador

LEIA MAIS
Terra dos sonhos: espaço de carinho

Terra dos sonhos: espaço de carinho

Ana Paula Barros e Fernanda Bastos eram alunas do curso de Administração da FPL, quando o desejo de abrir uma loja de roupas infantis inspirou um bem-sucedido projeto de Marketing,

LEIA MAIS