O grupo “Guardiões da Reciclagem” foi criado no âmbito do projeto Recoa, responsável pelos Muros Inteligentes. Era formado inicialmente por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Heitor Cláudio de Sales, durante as aulas de Ciências, quando era tratado o assunto “Cuidados com a Saúde e o meio ambiente”. Depois de assistirem ao filme da série “Guardiões da Biosfera” (que faz parte da TV escola em parceria com o MEC) os alunos foram motivados pela professora e voluntária do Projeto Recoa – Conceição Lima Lopes – a criar soluções para os resíduos recicláveis da região norte de Pedro Leopoldo, buscando hábitos saudáveis de vida.
Para além da escola
Os 90 alunos foram capacitados por voluntários da Recoa para se tornarem multiplicadores das ações ambientalmente positivas e intensificaram dentro da escola sua repercussão junto à comunidade escolar. Suas ações se iniciaram pela coleta em lixeiras personalizadas nas salas de aula e extrapolaram os muros da escola, indo ao seu entorno, nos comércios locais e chegando às casas dos alunos. A partir da vivência adquirida, os alunos começaram a ministrar palestras, fazer workshop das ações realizadas para outras instituições e estão formando mais guardiões. Agora, são um exemplo a ser copiado em todas as regiões do município
Os Guardiões da Reciclagem serão protagonistas da ação socioambiental que a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo promove no próximo dia 13, quarta-feira. No Dia Mundial da Gentileza, acontecerão várias ações de proteção ao ribeirão da Mata, e destinação correta do lixo, no entorno do prédio do Legislativo. Participe, a partir das 8:30 da manhã.