
A prefeitura de Pedro Leopoldo acaba de divulgar os resultados dos primeiros meses da administração conduzida por Emiliano Braga. “Temos muito orgulho em dizer que em apenas 100 dias conseguimos avançar significativamente em diversas áreas, trazendo melhorias reais para a nossa população. Estamos apenas começando. Com grandes planos para o futuro, nosso compromisso é continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos os pedro-leopoldenses, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, celebrou o prefeito.
Nesta matéria, o site AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas dos primeiros 100 dias, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?
O material divulgado pela Secretaria de Comunicação, chefiada por Hugor Simão, destacou que, neste período, quase 800 toneladas de asfalto foram utilizadas em operações tapa-buraco e cerca de 1.200 caminhões de entulho foram recolhidos. A Prefeitura também intensificou a fiscalização e as multas para combater o descarte irregular de entulhos, colaborando com a preservação do ambiente.
A saúde, uma das áreas prioritárias, comemorou a implantação do Prontuário Eletrônico, contratação de médicos especialistas e ampliação de atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (ESFs), além do atendimento domiciliar. A população ganhou novos mobiliários nas unidades de saúde, incluindo camas elétricas e cadeiras para acompanhantes. O horário de atendimento no PA Lagoa foi ampliado para 12 horas diárias, e a nova escala de enfermagem no PA Central e Hospital Municipal promete melhorar ainda mais o atendimento.
A segurança pública também recebeu atenção especial com o aumento do monitoramento via câmeras e a implantação do “Olho Vivo Móvel”, uma inovação que usa inteligência artificial para identificar suspeitos. A cidade começou a implementar sistemas de monitoramento para prevenir desastres naturais e aderiu ao programa Minha Casa Minha Vida, que irá construir 124 apartamentos na Região Norte.
Segundo a prefeitura, a distribuição de kits escolares para todos os alunos da rede municipal são exemplos de ações que, como diz o slogan da nova administração, se propõem a “colocar as pessoas em primeiro lugar”. Assim como inovações já disponíveis, caso do aplicativo Cidadão Online e o novo SAC por WhatsApp, que facilitam o acesso da população aos serviços públicos.
O olhar que vem da comunidade
Mas como a comunidade está vendo a nova administração? O site AQUI PL encaminhou este questionamento a alguns de seus leitores, cujas respostas mostram um microcosmo de quem está satisfeito, quem espera mais e quem critica as novas ações da equipe de Emiliano Braga.
O médico Sérgio Bogado enxerga uma clara mudança de mentalidade. “A prefeitura tem uma equipe mais profissional, que traz pronta resposta às demandas emergenciais e está atenta à captação de recursos extraorçamentários para novos investimentos, além de se preocupar com planejamento estratégico. Na minha opinião, a equipe começou muito bem”, afirma Bogado.
Já o engenheiro de software Leandro Martins Guimarães observa que a comunicação do novo governo muitas vezes pecou pelo excesso, talvez pressionada pelo fato de ser o “início de um governo que carrega o peso de cumprir a promessa de fazer diferente”.
O engenheiro alerta que o total alinhamento com a Câmara preocupa, pois uma das principais funções do legislativo é fiscalizar o executivo. “Seguimos na expectativa de vermos concluídas as duas maiores obras em andamento atualmente: a Via Norte e a reforma do CEPEL. E que venham os próximos 1.360 dias de boas novas, pois é o que nossa querida Pedro Leopoldo precisa e o que todos nós queremos”, ressalta Leandro.
Em relação à Câmara e suas atribuições, o presidente Rafael Faria garante que o legislativo pedro-leopoldense é completamente independente da prefeitura. “Fazemos questão que isso esteja claro. Vamos, evidente, trabalhar em harmonia, mas temos nossa independência para fiscalizar, apontar os problemas e contribuir para a cidade crescer”, sublinha o presidente.
Neste momento, ele elogia as ações do novo prefeito. “Os primeiros 100 dias de Emiliano à frente da prefeitura de Pedro Leopoldo mostram muita dedicação e empenho. Sabemos que ele herdou uma cidade com alguns problemas e está trabalhando muito sério para solucionar todas as situações. Avalio a administração de maneira muito positiva”, diz Rafa.
Seu colega na Câmara, Gael Silveira, do PT, acredita que a população aguarda por mais. “Boa parte das ruas foram recapeadas, algumas obras feitas, chegaram novos equipamentos para o Hospital Municipal, isso é fato. Mas o transporte público segue com muitos problemas, a área odontológica está sem manutenção, a Casa de Apoio à Pessoa em situação de rua foi fechada e o serviço não voltou, houve dificuldades na entrega de merenda nas escolas, falta pressão do prefeito junto ao governador para encerrar essa história de pedágio”, aponta o vereador.
“Seguimos oposição, mas num sentido construtivo: queremos o que for melhor para PL e vamos mostrar o que não estivermos de acordo. Nossa cidade precisa ter todas e todos em primeiro lugar”, acrescenta Gael.
Já o advogado Robson Alves, conhecido por suas opiniões contundentes, é bastante crítico. “Se é verdade que encontraram uma cidade com estrutura sucateada e com dívidas, não é menos verdade que foram 100 dias de improviso e de uma pirotecnia de marketing sem precedentes em nosso município. Estes 100 dias nos revelaram um prefeito influencer e uma câmara de vereadores dócil e totalmente entregue ao executivo, ao ponto de autorizar o executivo a legislar, por meio de lei delegada”, questiona o advogado, referindo-se à reforma administrativa que está sendo gestada pela administração e deverá ser entregue à comunidade até o final do primeiro semestre.
O diretor da FPL Educacional, Eduardo Nassif, avalia estes primeiros meses com otimismo. “O prefeito Emiliano e o Vice Leozão têm demonstrado uma transparência muito grande nas tomadas de decisão e enfrentado as intercorrências com agilidade e competência, evidenciando a qualidade da sua equipe. Como a FPL, eles acreditam na inovação e na transformação da sociedade por meio da educação de qualidade”, afirma Nassif.