Cemig ensina estudantes a economizar energia

Cemig ensina estudantes a economizar energia

Com o objetivo de levar orientação sobre o uso sustentável da energia para 300 mil alunos da rede pública estadual, a Cemig iniciou uma experiência inovadora, que esteve em Pedro Leopoldo neste sábado, 30/11 e continuou na segunda-feira, dia 02. Trata-se de um ciclo de palestras itinerante que tem como diferencial unidades móveis e tendas tecnológicas, equipadas com jogos interativos de eficiência energética.

O Cemig nas Escolas, como é intitulado o projeto, integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia, e busca, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica. Para promover essa transformação, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos por meio de palestras e a visitação ao circuito de eficiência energética formado pela tenda e unidade móvel – sendo este circuito aberto ao público em geral.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.

Jogos interativos e eficiência energética

O circuito de eficiência energética contempla uma tenda tecnológica com 4 jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

DVG Grupo se junta ao Rotary na prevenção ao câncer de mama

DVG Grupo se junta ao Rotary na prevenção ao câncer de mama

Na última sexta-feira, 25/10, as colaboradoras do DVG grupo em Pedro Leopoldo participaram de uma roda de conversa inspiradora em apoio à campanha Outubro Rosa. Organizado pela área de Medicina

LEIA MAIS
Almoço do Laiite une comunidade em favor das pessoas idosas

Almoço do Laiite une comunidade em favor das pessoas idosas

cerca de 400 pessoas lotaram o Spaço’s para mostrar seu apreço pelo trabalho da instituição no cuidado com os idosos em situação de vulnerabilidade

LEIA MAIS