O casarão na praça Dr. Senra, que abrigou o Livremente, teve grande parte de sua estrutura consumida pelo fogo na noite deste sábado, 25/5. O imóvel, cujo primeiro dono foi o empreendedor Otoni Alves, era um dos mais antigos da cidade. Uma das primeiras residências construídas em Pedro Leopoldo, era tombada pelo patrimônio histórico municipal e pertence atualmente ao médico, ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Gonçalves.
Localizado na praça Dr. Senra, 55, seu tombamento compreendia a fachada com uma área de cinco metros para dentro do imóvel. Anteriormente, a casa era propriedade de Zazá Carvalho, filha de Otoni. Foi residência de sua filha, Julinha, casada com o ex-prefeito Hélio Issa, que tinha ali seu consultório. Não se sabe se os prédios ao lado, o do Centro Médico e a edificação em cima do antigo bar Villa, correram algum risco.
Segundo informações veiculadas pela rádio PLFM, o fogo começou às 18 horas e os bombeiros só chegaram às 22 horas. Em nota, o Corpo de Bombeiros esclareceu o atraso no atendimento. “A primeira chamada foi registrada às 20h33, seguida por uma segunda às 20h46, que confirmou a gravidade da situação. Naquele momento, não havia unidades disponíveis próximas devido ao atendimento simultâneo de outros incêndios de maior prioridade. A primeira viatura foi enviada do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) assim que ficou disponível.”