A sessão solene realizada neste sábado, 27/1, na Câmara Municipal, festejou o centenário de emancipação de Pedro Leopoldo com a abertura de uma cápsula do tempo, instalada através da resolução 01/1974, promulgada quando a cidade completou 50 anos. Três vereadores da época, Chico do Brejão, Juarez Saraiva e Edson Jorge, além de Naninha, viúva de Dartagnhan Barbosa, abriram o precioso registro, que guardou durante cinco décadas documentos e fotos alusivos ao evento. Aos 95 anos, Edson leu com destreza a resolução, proposta pelo então presidente Dartagnhan.
São lembranças de uma época em que a cidade fabricava cimento, premoldados e massa de goiaba. Que a prefeitura e a Câmara se localizavam no prédio da rua Herbster, onde hoje é a escola infantil Melo Viana. Na solenidade de 50 anos atrás, discursou o vereador Emir José de Assis, que compunha a Câmara ao lado de Chico, Edson, Dartaghan, Juarez e também Osmar Costa, Agenor Martins, Arnaldo Caldas (Perigoso), Cândido Viana, Deusderes Barbosa, Divino Soares, José Soares, Luiz Ferreira e Vicente Moreira.
Naninha comentou, com bom humor, alguns dos registros. “A mais moderna rodovia de Minas está nascendo”, disse, citando um jornal do professor Alexandre Pimentel. “E ainda deixou dinheiro pra nós”, acrescentou, mostrando uma nota de 1 Cruzeiro. Para completar a brincadeira, observou: ” Estão organizando uma nova cápsula do tempo pra ser aberta daqui a 50 anos. Se eu não estiver dentro, fora eu não estarei” .
O presidente da Câmara, Eldir Batista, o Baixinho, afirmou que o legislativo pedro-leopoldense, hoje é mais estruturado, transparente e preparado para prestar melhores serviços à população. “Temos o Procon, o Achados e perdidos, Sejus e em breve a UAI, todos estes serviços de portas abertas para a população de Pedro Leopoldo. São conquistas não só da mesa diretora, mas de todos os vereadores, que trabalharam para sua implantação”, observou o presidente.
Como parte da solenidade, Baixinho descerrou a placa de inauguração da reforma da Câmara e conduziu uma visita às novas instalações do legislativo pedro-leopoldense. “Temos agora uma Câmara bem mais ampla e confortável para os funcionários e, principalmente, para os visitantes, que são o povo de Pedro Leopoldo. Afinal, esta é a casa do povo”, destacou Baixinho.
Na ocasião, foi lançado ainda o concurso do livro 100 anos de história – contos de uma cidade centenária. Confira as fotos da solenidade, que teve a presença de várias autoridades políticas do município, como a prefeita Eloísa Helena, a deputada Nayara Rocha e vários ex-vereadores.