Com recursos vindos da Lei Aldir Blanc, primeira transmissão da festa mais tradicional da cidade promete entreter os foliões em casa
O Boi da Manta 2021 vai ser diferente do que os pedro-leopoldenses – e as centenas de turistas que costumam visitar a cidade– estão acostumados. Nada de folia ou blocos na rua. Assim como a maioria das festividades em tempos de pandemia, a Associação Cultural do Boi da Manta realiza seu primeiro evento online.
A live será transmitida no dia 22 de agosto, a partir das 14:00, no canal da Associação Cultural do Boi da Manta, no Youtube. O conteúdo é totalmente cultural e os telespectadores vão poder conhecer a história do Boi da Manta de Pedro Leopoldo: quem criou, como ela começou, onde era e muito mais. Ela será intercalada com cenas da festa desde a sua primeira edição, até a atual. Além disso, a Bandinha do Boi também se apresentará online, levando a folia pra dentro da sua casa.
A coordenação da Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo estará reunida no Restaurante Zé Wilson, durante a transmissão da live. Lá haverá intervenção artística da bandinha do boi e de outros convidados.
Embora a festividade tenha início sempre no dia 27 de janeiro, aniversário de Pedro Leopoldo, em 2021 a data escolhida (22 de agosto) remete ao Folclore Brasileiro, já que o Boi da Manta faz parte da cultura regional e da tradição de nossa cidade. Os recursos para produção da live são provenientes da Lei Aldir Blanc, que visa ajudar segmentos culturais que ficaram prejudicados durante a pandemia de Covid-19.
“Logo que ficamos sabendo da Lei Aldir Blanc, fizemos a inscrição. A Associação Cultural do Boi da Manta foi contemplada, o que nos ajudou a produzir a transmissão e manter viva a tradição da festa que acontece todos os anos na cidade”, explica a secretária da Associação, Fernanda Emanuelle. A verba também contemplou oito microprojetos da região. Você pode conhecer abaixo cada um deles:
JHO.LITA – Pintura a mão de T-Shirts e ecobags; produção de camisa para o Boi da Manta de Pedro Leopoldo, visando o conceito e valores da festa.
BERIMBAU E SEUS CAMINHOS – Produção artesanal de berimbaus e todas as etapas, através de uma oficina presencial – respeitando os decretos e protocolos de segurança sanitária ao combate do COVID-19 – e também uma vídeo aula.
ZÉ FLÁVIO E VICTOR JUNIOR – Gravação de músicas e videoclipes da dupla sertaneja de Pedro Leopoldo para serem apresentados durante as festividades do município.
MARIA QUEM DERA – Projeto de ceramistas com moradoras de Fidalgo e Quinta do Sumidouro. Toda semana, junto ao grupo, elas produzem xícaras encantadoras.
GRAZI THOMAZ – Gravação de músicas e videoclipes da cantora de Pedro Leopoldo, para serem apresentados durante as festividades do município.
GUARDA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – Manutenção da guarda de congado da região, através de renovação de instrumentos, uniformes e estrutura que o grupo necessita para se apresentar pela região.
VIDEOARTE – SÉRGIO AGUIAR – Audiovisual produzido com o intuito de valorizar os espaços culturais da cidade de Pedro Leopoldo, que são poucos utilizados. Junto a um artista circense da cidade, escolheram a Fazenda Modelo.
DOCUMENTÁRIO CULTURAL – IGOR SOARES – Vídeo-entrevista que destaca a relevância das festividades na construção da cultura e identidade locais, chamando a atenção para a singularidade e a beleza desses acontecimentos.
SOBRE O BOI DA MANTA
Conta a história oral do município que a festa de rua em Pedro Leopoldo começou em 1919, por ocasião do carnaval, com o Sr. Alagares e sua família, que vieram do Rio de Janeiro para trabalhar na ferrovia. Antes de ser um boi como nos dias atuais, a estrela desta festa era um burrinho enfeitado e com perninhas de pano. A festa acontecia alguns domingos antes do carnaval e, após a prefeitura se tornar patrocinadora oficial do evento, passou a ter início no dia 27 de janeiro, aniversário da cidade de Pedro Leopoldo. Desde então, a festa perpetuou-se na cidade e, com exceção deste ano de pandemia, é realizada sempre no mesmo período há mais de 100 anos. Hoje é organizada por Marcelo Túlio de Souza e Márcio Rogério de Souza, que têm parentesco com os primeiros realizadores.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO BOI DA MANTA
Fundada em 17 de outubro de 2016, a Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo é a responsável pelo cortejo, desfile e alegoria do Boi da Manta na cidade. É coordenada por Marcelo Túlio de Souza – Presidente, Márcio Rogério de Souza, Tesoureiro e Fernanda Emanuelle da Silva – Secretária.
SERVIÇO
O QUÊ: LIVE CULTURAL DO BOI DA MANTA DE PEDRO LEOPOLDO
QUANDO: 22 DE AGOSTO – DOMINGO, 14:00
ONDE: YOUTUBE DO BOI DA MANTA DE PEDRO LEOPOLDO