Pedro Leopoldo não tem um espaço adequado para expor obras de arte. Não tem uma galeria, por exemplo, com boa iluminação e que possibilite a correta circulação do espectador para apreciar pinturas, esculturas, instalações e todas as formas de expressão das artes visuais. Não tem sequer espaços públicos que possam ser adaptados para isso, como o Palácio da Cultura, em Matozinhos.
![](https://www.aquipl.com.br/wp-content/uploads/2021/10/www.aquipl.com.br-atelie-marcio-barbosa-um-espaco-para-a-cultura-e-a-arte-marcio-217x300.jpg)
Mas tem um ateliê que, apesar de ser uma iniciativa cultural privada, é aberto ao público. Trata-se do Ateliê de Artes Márcio Barbosa, que o artista plástico pedroleopoldense mantém com recursos próprios e onde expõe seus instigantes trabalhos. Formado pela Escola de Belas Artes da UFMG, Márcio abriu este espaço em 2012 e, desde então, tem recebido visitas de estudantes, artistas e apreciadores das artes em geral.
Também visitaram o local turistas de outros lugares como Campinas, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, que vieram visitar a Gruta da Lapinha e lá conheceram o monumento feito pelo artista a convite de Rogério Tavares, quando diretor do Parque do Sumidouro.
Nesses dez anos, Márcio destaca o papel da imprensa escrita na divulgação da Arte em Pedro Leopoldo. “Em especial do meu trabalho, que sempre teve uma boa cobertura e valorização dos veículos locais”, aponta o artista, que tem o maior prazer de receber visitantes em seu ateliê.
O endereço é rua Esporte, 40. De segunda a sexta, de oito às dezoito; aos sábados, de oito às doze.