Arborização urbana é saúde

Arborização urbana é saúde

Os famosos ipês de Maringá (foto Prefeitura)

(Por Sérgio Bogado, médico)

Depois da dona Marieta de Cecé, que plantou muitas árvores na região central da cidade, não se viu mais a prefeitura e nem os moradores plantando árvores em Pedro Leopoldo. Ao contrário, o que vemos em várias ruas da cidade é o corte indiscriminado de árvores com os mais esdrúxulos argumentos, como segurança, estética, medo de choque elétrico e outros.
O poder público e a população não sabem o grande benefício que a arborização urbana traz para os habitantes de uma cidade. Para dar uma contribuição no melhor entendimento da importância da arborização, transcrevo algumas considerações de um artigo da faculdade de medicina da UFMG sobre o assunto:

Arborização

O aumento populacional e o crescimento das cidades brasileiras acarretam modificações significativas na paisagem, que se torna cada vez mais cinza. Porém, a redução do número de árvores e de áreas verdes, que muitas vezes dão lugar aos prédios, ruas e avenidas, comprometem a manutenção do microclima e da fauna, além da capacidade natural de redução de materiais tóxicos no ambiente. O resultado é uma pior qualidade de vida dos habitantes.
Além da estética, a vegetação atrai aves, purifica o ar, propicia sombra, contribui para o balanço hídrico do solo, assim como o da poluição sonora. Um estudo da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, por exemplo, mostra que os prédios com cobertura vegetal poderiam reduzir em até 30% a poluição de uma cidade.
Uma única árvore grande em frente de casa ,além de proporcionar sombra, diminui até a poeira doméstica. Resumindo, as árvores urbanas significam mais saúde e qualidade de vida.

 

Uma explosão de cores em Maringá, Paraná

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

No dia 17 de agosto de 2024, foi realizado o ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

LEIA MAIS
Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

No último dia 12 de novembro, foi lançado no Hotel Tupyguá o livro de poemas Vida Breve, do advogado, filósofo e professor Aloisio Vilaça Constantino, coordenador do Curso de Direito

LEIA MAIS