Aluno e professora de PL se destacam em olimpíada nacional de Matemática

Aluno e professora de PL se destacam em olimpíada nacional de Matemática

O aluno Caio e a professora Conceição, campeões na Obmep

O aluno Caio Maximiano Martins, da Escola Estadual Imaculada Conceição, recebeu a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com ele, foram premiados sua professora Maria Conceição Portela Silva Saldanha e a escola, que foi reconhecida em nível nacional. É a terceira medalha de Caio, que considera as premiações um passo importante em sua formação acadêmica, já que têm lhe permitido participar, há quatro anos, de cursos de iniciação científica.

“Tenho muito a agradecer aos professores, incluindo a Portela, por me motivar a seguir em frente. Temos que abraçar essas oportunidades, porque quem depende só do Ensino Médio pode não ir muito longe; se quiser conquistar bons empregos e construir um futuro, tem que ter algo que lhe destaque no meio da multidão. Cursos técnicos e a Olimpíada de Matemática oferecem um conhecimento que as empresas procuram, mas que nem todos têm. É algo que te destaca e te ajuda a seguir seus sonhos”, disse o estudante.

A Obmep, que tem também a participação de escolas privadas, é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país. Está em sua 19ª edição e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e identificar novos talentos. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação (MCTI), é realizada pelo MPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Em 2024, a olimpíada bateu recorde de participação, atingindo 99,9% dos municípios brasileiros. Foram 18,5 milhões de estudantes na 1ª fase, que fizeram uma prova de questões fechadas. Foram classificados 900 mil para a segunda fase, desta vez com questões abertas, aplicadas e corrigidas pelo pessoal do Impa. A Obmep é composta de três níveis, o nível 1 para estudantes de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, o nível 2 para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e o nível 3 para o Ensino Médio.

A Escola Estadual Imaculada Conceição de Pedro Leopoldo participou do nível 3, pois só atua no Ensino Médio. O resultado foi excelente: além da medalha de Caio, da premiação da professora Conceição e da escola, os alunos Rian Costa Mendes e André Lucas da Costa receberam menção honrosa. Os professores tiveram um papel de destaque nesta edição, com 94 educadores premiados por sua dedicação e contribuição direta para os resultados alcançados. Entre eles está a professora Maria da Conceição Portela Silva Saldanha, do Imaculada, que leciona há mais de 40 anos e está prestes a se aposentar. Ao receber o reconhecimento neste momento tão especial, a professora destacou a importância da premiação em sua trajetória como profissional de ensino.

“Estou muito feliz e recebo essa premiação como a coroação do meu trabalho e um estímulo para continuar trabalhando com o mesmo amor de todos esses anos até o dia da minha aposentadoria. Enfatizo que as premiações recebidas pelos meus alunos são mérito deles e de todos os professores que fizeram parte de sua formação, bem como da escola que sempre os apoiou nestas provas. Viver este momento de reconhecimento do meu trabalho, do esforço dos meus alunos e do apoio da escola me enche de orgulho e constato que vale a pena investir na Educação”, comemorou Conceição.

Os professores premiados receberão um diploma de homenagem, reconhecendo oficialmente a dedicação e contribuição para o ensino, e um livro de apoio para formação matemática. A diretora da Escola Imaculada, Márcia Basílio Pereira, salientou o papel da escola, ao apoiar um trabalho que motive os alunos no processo da aprendizagem e promova a valorização da educação pública. “Isto passa por uma escola onde os alunos sejam protagonistas na construção de suas histórias e que possam conquistar, por meio da educação, seus desejos”, afirmou a diretora.

“A premiação dos alunos de nossa escola na Obmep resulta do esforço de cada um deles e do empenho dos nossos professores que, ao longo dos anos, realizam um trabalho de excelência no ato de ensinar. Somos gratos a toda a comunidade escolar pela confiança em nosso trabalho e reafirmamos o compromisso de colocar a Escola Estadual Imaculada Conceição no lugar que ela merece, como destaque na Educação em nossa cidade”, concluiu.

Os estudantes da rede estadual em Minas conquistaram, ao todo, 562 medalhas e mais de 4 mil menções honrosas. Foram 38 medalhas de ouro, 108 de prata e 416 de bronze, números que evidenciam o excelente desempenho nas provas. Além disso, 29 escolas receberam prêmios, o que demonstra o esforço coletivo e o comprometimento das instituições de ensino na promoção da matemática.

Na rede municipal, o aluno do 9º ano na Escola José Pedro Filho, Matheus Pinheiro dos Santos, também obteve medalha de prata na Obmep.

Eliane Matilde

Eliane Matilde é mulher, mãe e professora mas, fundamentalmente, uma pedro-leopoldense que luta por sua cidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Prefeito, vice e vereadores são diplomados em Pedro Leopoldo

Prefeito, vice e vereadores são diplomados em Pedro Leopoldo

O prefeito eleito Emiliano Braga (PP), o vice Leozão (PSD) e os 13 novos vereadores – entre eles, a única mulher, Cynthia Salomão – foram diplomados na manhã desta quarta-feira,

LEIA MAIS
O triste apagar das luzes do centenário

O triste apagar das luzes do centenário

Um artigo de Camila Rajão # A forma como encerramos os ciclos de um projeto, um trabalho ou até uma gestão política diz muito sobre todo o processo. Na maioria

LEIA MAIS