O jambeiro é uma árvore que pode atingir cerca de 15 metros de altura e vive por várias décadas. Bem cuidados, os dois espécimes plantados na rua Romero de Carvalho, quase esquina com a rua principal, são seguramente duas das mais belas árvores da cidade. Iniciativa dos comerciantes locais, em especial de um tradicional barbeiro, os jambeiros fazem do trecho um oásis de sombra e frescor, principalmente nesses tempos de calor extremo que temos vivido e que já anunciam sua volta.
A pergunta que não quer calar é: nossos candidatos a administrar a cidade a partir do ano que vem têm algum plano para arborizar a cidade? Que tal pensar em quem não trabalha no ar condicionado? Em facilitar a vida de quem transita a pé pela cidade? E, assim, transformar as ruas e calçadas em território de convivência e prazer dos pedro-leopoldenses, sejam eles jovens, idosos ou crianças?
E mais: cidades com qualidade de vida atraem empresas modernas e profissionais sofisticados, que trabalham em home-office e, por isso, podem escolher onde vão viver e gastar o que ganham. Pedro Leopoldo tem uma logística atraente para tais negócios e pessoas, afinal fica muito próxima de Belo Horizonte, está ao lado de um aeroporto internacional e é servida por rodovia de pista dupla. Só falta mesmo ser um local aprazível para viver.