A convenção do MDB, realizada neste sábado, 27/7, oficializou a candidatura do ex-prefeito Angelo Tadeu à prefeitura de Pedro Leopoldo, tendo como vice o também ex-prefeito Cristiano Marião (Cidadania). A convenção também formalizou a candidatura dos 49 candidatos da coligação “Juntos por Pedro Leopoldo”, que reúne quatro partidos: MDB, Cidadania, Republicanos e PSB. O evento coloriu a Câmara Municipal de verde e trouxe à cidade lideranças aliadas como o deputado federal Gilberto Abramo e o ex-deputado Adalclever Lopes. Tadeu e Marião ainda receberam apoio por vídeo de outros deputados, como Diego Andrade, João Vitor Xavier e Delegado Cristiano.
Com o plenário completamente tomado, correligionários se reuniram fora da Câmara para acompanhar a solenidade por um telão. A prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos, iniciou sua fala chamando Tadeu de “queridão”, com quem, segundo ela, aprendeu a “trabalhar pelo povo”. A prefeita afirmou que a chapa Tadeu/Marião tem experiência e responsabilidade e fará uma campanha “limpa e honesta, sem compração de pessoas”. Disse ainda que será “a guerra do tostão contra o milhão” e conclamou os presentes a elegerem os vereadores da coligação, porque “a Câmara, hoje, só tem cinco que lutam pelo povo”.
A ex-prefeita Eloísa Helena foi efusivamente aplaudida pelo público que ocupou o plenário. Disse que estava muito emocionada e reafirmou seu apoio ao marido Tadeu e ao vice Marião. “Falam que Tadeu é velho, mas ele é experiente. Marião também amadureceu. Vou rezar para que tudo dê certo”, resumiu.
O ex-prefeito Marião, que perdeu a última eleição para Eloísa por apenas 46 votos, fez Tadeu chorar ao dizer que ele é “puro amor por Pedro Leopoldo” e que os dois têm que estar unidos por uma vida melhor para o povo. “Eu estava afastado da política e fui muito procurado por pessoas que queriam saber se eu me candidataria ou quem eu apoiaria. Fui surpreendido por Tadeu, que foi ao meu escritório me alertar para o meu compromisso com a cidade”, afirmou Marião. E completou: “o outro time não me caberia, é uma elite que quer somente o poder”.
Ao discursar, o agora candidato Tadeu reafirmou as declarações de Ana Paula sobre renovar a câmara, referindo-se aos vereadores de oposição como “oportunistas”. Ele destacou o apoio constante dos aliados presentes, como o “companheiro de primeira hora” Adalclever Lopes. “Eles falam da deputada deles, que direcionou 3 milhões em recursos para Pedro Leopoldo. Este aqui nos mandou 23 milhões”, afirmou, referindo-se a Gilberto Abramo. Em suas críticas aos adversários, Tadeu disse que eles não fizeram nada por Pedro Leopoldo. “Eloisa e Ana Paula vão ficar na história do desenvolvimento de Pedro Leopoldo. Nós trabalhamos e vamos continuar trabalhando”, prometeu. “Com Deus nós chegaremos lá”, finalizou.
Com a convenção do MDB, as candidaturas à prefeitura de Pedro Leopoldo estão oficializadas. Emiliano Braga (PP) e Márcio Rogério (PT, também candidatos, fizeram suas convenções no sábado passado. Leia aqui.