Profissionais reconhecidos em suas áreas acadêmicas, os pedro-leopoldenses Eduardo Duarte, Georgina Vieira e Ivan Domingues se colocaram à disposição de sua cidade natal para contribuir no desenvolvimento sociocultural de sua população. Títulos e credenciais não lhes faltam: são todos mestres e doutores em suas áreas de conhecimento, formados pelas melhores instituições do pais e do exterior: Eduardo em Letras, Georgina em Psicologia e Ivan, na Filosofia. Com o objetivo de compartilhar seu conhecimento e prestígio, os três estiveram em Pedro Leopoldo na última sexta-feira, 29, para cumprir uma extensa agenda junto à Fundação Pedro Leopoldo e à Secretaria Municipal de Cultura.
Na Fundação, reuniram-se com o diretor Eduardo Nacif para discutir os destinos da biblioteca José Mindlin, com 10 mil livros, doados em 1999 à instituição. A ideia, segundo Ivan, é fazer da Faculdade um destino para pesquisadores da UFMG, já que a coleção guarda tesouros inestimáveis entre edições originais e raras.
Com a Secretária de Cultura Patrícia Rafael, eles discutiram a proposta de criar em Pedro Leopoldo um centro de arte e cultura, para receber jovens que queiram se desenvolver tanto como artistas quanto empreendedores na área de economia criativa. Patrícia apresentou a eles a proposta da prefeitura de instalar projeto semelhante na Fazenda Modelo, que estaria nas tratativas finais com a UFMG.
Os acadêmicos terminaram a programação com uma visita ao ateliê do artista plástico Márcio Barbosa.