A rosquinha de nata de Dozinha e a melhor manteiga do Brasil

A rosquinha de nata de Dozinha e a melhor manteiga do Brasil

Quando criança, Dozinha Melo ficava de prontidão no dia de sua mãe fazer biscoitos. Além de encantar-se com o ritual para misturar a massa e enrolar as rosquinhas, ela sabia que, ao final do processo, elas sairiam do forno, douradas e saborosas, prontas para serem degustadas. “Eu continuei fazendo e aprimorando. Minha mãe usava manteiga de garrafa, eu uso manteiga itambé”, observa Dozinha, cujos filhos herdaram o encantamento pelo biscoito, que levavam de lanche para a escola. “Continuo fazendo até hoje. As visitas adoram e nós também”, diz. Confira a receita dessa iguaria, que tem várias versões em Pedro Leopoldo, como a de Bebê.

1 copo de nata
2 colheres de manteiga Itambé
3 ovos inteiros
2 xícaras rasas de açúcar
1 colher de sopa de pó royal
1 pitada de sal
1 pacote de maizena de 800 gramas
Se quiser, pode colocar coco
Misturar todos os ingredientes, amassar bem, enrolar e colocar no forno a 290 graus.

Dozinha compra leite do leiteiro toda semana e vai juntando a nata. A propósito de sua predileção pela manteiga mineira, a coluna “Paladar”, do jornal “O Estado de São Paulo”, testou e fez um ranking com 11 marcas populares de manteigas sem sal do mercado brasileiro. O ingrediente é uma verdadeira paixão na cozinha francesa e sempre usada por renomados chefs, mas também está muito presente na cozinha brasileira. Para os especialistas, uma boa manteiga deve ser cremosa, delicada e com sabor de leite.
Os principais sinais de manteiga velha ou de matéria-prima de má qualidade são ranço e acidez em excesso. Além disso, a textura de uma boa manteiga deve ser untuosa, ou seja, com consistência gordurosa, nunca esfarelenta.
Atendendo a estes preceitos, a manteiga Itambé ficou em  sexto lugar, uma boa posição, vindo atrás da Aviação, Tirolez, Paysan Breton, La Serenissima e da campeã, Prèsident.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Um livro de receitas e histórias

Um livro de receitas e histórias

Alquimias de família que Flávio Lopes, o Flavinho de Roberto de Adelso, reuniu em uma publicação bem cuidada

LEIA MAIS
Aprendendo a fazer o pudim de gabinete de Vó Guiomar

Aprendendo a fazer o pudim de gabinete de Vó Guiomar

Sete ou oito diferentes sabores  de frutas, intercalados por camadas finas de bolo, em um pudim perfumado e lindamente decorado

LEIA MAIS