Aloísio Vilaça Constantino*
Nesse 1⁰ de Maio, em que se comemora o Dia Internacional do Trabalho, a Faculdade Pedro Leopoldo se orgulha de haver formado, ao longo de seis décadas de sua trajetória de sucesso, milhares de trabalhadores e trabalhadoras que passaram pelas carteiras de suas salas de aula.
Homens e mulheres que aprenderam, no dia a dia dessa sexagenária instituição de ensino, que o trabalho, mais que mera atividade humana, constitui a própria essência de nossa humanidade; que estudaram, em profundidade, a dimensão criadora e transformadora que é própria do trabalho humano; que se aprofundaram na busca da compreensão das vicissitudes do mundo do trabalho, das questões da chamada Luta de Classes e dos riscos de alienação pelo trabalho.
Enfim, homens e mulheres que experimentaram, no cotidiano da formação que receberam, a maravilha da libertação que só o trabalho tem o condão de proporcionar. Nesse 1⁰ de Maio, a Faculdade Pedro Leopoldo tem muito a comemorar, juntamente com os professores, professoras e demais trabalhadores e trabalhadoras do corpo administrativo da instituição, que fazem do trabalho a razão de sua existência.
O trabalho competente, dedicado, consciente e humanizado continuará sendo o norte das ações da Faculdade Pedro Leopoldo, nos próximos anos. É muito bom poder participar da construção dessa história de sucesso e de muito trabalho.
*Aloísio Vilaça Constantino é Coordenador do Curso de Direito e vice-presidente da Fundação Pedro Leopoldo, mantenedora da FPL Educacional