
Artigo de Mário Lúcio e Marta –
No próximo dia sete de fevereiro, nossa mãe, Maria Marta Quintão Soares, comemora 96 anos. Em nossas orações, cotidianamente, agradecemos a Deus por usufruir do seu convívio. Mamãe nasceu em Nova Era, cidade de famílias tradicionais, com seus casarões e ladeiras, cercada de montanhas verdes e recortada pelo sinuoso rio Piracicaba. Pode ser considerada uma autêntica Martins da Costa, ou seja, mulher guerreira, que sempre superou adversidades, e, ao mesmo tempo, uma pessoa bondosa com todos.
Dedicou-se ao magistério e lecionou em Araraquara, Nova Era e Pedro Leopoldo. Aqui, foi professora no grupo Inhazinha Carvalho e no Colégio Imaculada Conceição. Várias gerações de alunos, hoje notáveis profissionais já de cabelos grisalhos, se lembram de sua caligrafia perfeita no quadro negro em lições de Moral e Cívica e de Geografia. Tornou-se, com muita honra, cidadã honorária desta terra abençoada, onde chegou em 1965.
Viúva do saudoso Carlos Frederico Soares, gerente de banco, é mãe de cinco filhos, todos formados: Emília(professora), Mário Lúcio (advogado), Carlos Geraldo(engenheiro), Marta Lúcia(médica) e Edwiges( professora).
Bem lúcida, mamãe, com seu sorriso doce e seus comentários hilariantes, encanta a todos nós.