Jucilene Martins tem 29 anos, mora na Quinta e trabalha como monitora ambiental no Parque do Sumidouro. Sem fazer nenhum curso específico, começou a desenhar na adolescência, quando começou a se interessar pela arquitetura e as fachadas antigas da cidade.
“Elas remetiam à minha infância e às histórias das famílias que ajudaram a construir a memória de Pedro Leopoldo”, diz Jucilene, que deixou o hobby de lado até 2018, quando encontrei um álbum de figurinhas com imagens de várias localidades do município.
Iniciativa da historiadora Júnia Sales Pereira, o álbum fez Jucilene voltar a desenhar. Com algumas fotos cedidas pelo memorialista Geraldo Leão, iniciou um projeto – 100 anos em 100 ilustrações – que vem desenvolvendo desde o ano passado.
Os objetivos principais do projeto são homenagear a cidade em seu centenário (2024) e colaborar para a preservação da memória cultural, social e histórica de nosso município. Objetivos que vão ao encontro de outro projeto – A história de Pedro Leopoldo que contamos na Internet – que o site AQUI PL está editando desde janeiro e que irá até outubro. Por esta razão, os desenhos de Jucilene estarão lá.