Chico Xavier vira disputa política no Congresso Nacional, diz Folha de São Paulo

Chico Xavier vira disputa política no Congresso Nacional, diz Folha de São Paulo

(FOTO EBC)

De um lado, Pedro Leopoldo, cidade em que Chico Xavier nasceu em 1910 e viveu até os 49 anos. De outro, Uberaba, cidade para a qual o médium se mudou em 1959 e onde atuou até sua morte, em 2002. Em disputa, estão dois projetos, apresentados quase ao mesmo tempo na Câmara dos Deputados e no Senado. E que, segundo matéria da Folha de São Paulo, criaram um impasse.

Com intervalo de seis dias, tanto o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), quanto o deputado Franco Cartafina (PP-MG), propuseram criar no Brasil a capital nacional da mediunidade, mas cada um escolheu uma cidade. Girão queria Pedro Leopoldo, enquanto Cartafina escolheu Uberaba, sua base eleitoral.

O senador tucano Antonio Anastasia, relator do projeto a pedido do colega Girão, detectou a sobreposição e o conflito entre as duas iniciativas. Conciliador, chamou os parlamentares para uma solução apaziguadora, salomônica, bem aos moldes do famoso médium.

Cartafina cedeu e deixou em discussão só o projeto de Girão, que contempla Pedro Leopoldo, mas quis uma compensação. Deu uma mexidinha no projeto anterior e quis que Uberaba seja reconhecida como a capital nacional da psicografia.

O caso reforçou uma possível rivalidade entre os dois municípios, confirmada por Anastasia. Segundo a Folha, Uberaba sediava a entrega anual da Comenda da Paz Chico Xavier, instituída pelo governo mineiro em 1999, mas um movimento em 2011 para transferir a cerimônia para Pedro Leopoldo inaugurou a pendenga. E desde 2016, por força de lei, os municípios passaram a se alternar como palco da honraria.

O deputado Cartafina diz que não é praticante do espiritismo,  mas frequenta centros espíritas para tomar passes e contribui com doações. Já o senador cearense Girão é kardecista entusiasmado. Ele também é autor de um projeto que confere ao município de Jaguaretama (CE) o título de capital nacional do espiritismo e de outro que estabelece 18 de abril como o Dia Nacional do Espiritismo. “Meu objetivo é incentivar uma cultura de paz, estimular o turismo”, afirma Girão.

A reportagem da Folha de São Paulo também diz que tanto em Uberaba quanto em Pedro Leopoldo existem museus “em homenagem àquele que é considerado o maior nome do espiritismo no Brasil”. O que a Folha não sabe é que, apesar de abrigar algumas estruturas como a Casa de Chico Xavier, um espaço na Fazenda Modelo (onde Chico trabalhou) e outro no Centro Espírita Luiz Gonzaga (fundado por ele), a maior obra dedicada ao médium mal saiu do chão e é um exemplo claro de desperdício de recursos públicos.

(Foto Facebook)

 

OBRA INACABADA

O Memorial de Chico Xavier na região do Capão é um esqueleto que já consumiu mais de R$1,5 milhão – alguns calculam mais de R$ 3 milhões. Tudo que tinha lá sumiu – de prego a ferragens e cimento. A obra está parada há anos e chegou a impedir que o município tivesse acesso a recursos da União. Seria a redenção da cidade, como destino dos 4 milhões de espíritas brasileiros (segundo o IBGE), além dos admiradores de Chico Xavier espalhados por todas as religiões.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

O Parque de Exposições foi palco da 30ª edição do Churrascando da Asep -Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, realizada no último sábado, 28/9. Como em todos os anos, o

LEIA MAIS
Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

O Bloco do Gão estreia neste sábado, 14 de setembro, no restaurante Estação, trazendo consigo uma proposta inovadora, que une a tradição do carnaval com uma experiência artística e sonora

LEIA MAIS