Foi dada a largada para o Ecossistema de Cooperação e Inovação

Foi dada a largada para o Ecossistema de Cooperação e Inovação

A foto oficial de lançamento reuniu alguns dos atores do ecossistema de inovação

Entusiasmo, foco e compromisso. Com esses propósitos principais, foi lançada, no dia 17/3, a concertação para o Ecossistema de Cooperação e Inovação. O projeto reúne a FPL, o Sebrae-MG, a prefeitura municipal, empresariado e entidades da sociedade civil para implantar em Pedro Leopoldo um ambiente de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

O processo está sendo conduzido pelo consultor credenciado pelo Sebrae-MG em Ecossistemas de Cooperação e Inovação, Luiz Fernando Gelape. Em dois workshops realizados nos dias 17 e 19 da semana que passou, foram definidos os grupos e ações iniciais do plano de trabalho que será finalizado até novembro de 2025. Gelape é especialista no desenvolvimento de ambientes e ecossistemas de inovação, com centenas de projetos executados por todas as regiões do país e será um apoio fundamental para os estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial e obtenção de recursos junto a órgãos de fomento.

Entre as ações já alinhadas entre os participantes da iniciativa, estão a realização de um workshop com empresários para levantar necessidades de inovação, a volta da Semana de Tecnologia e Inovação na FPL, a criação de um núcleo de entidades do terceiro setor e a retomada, junto ao setor público, do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, reforçando a temática da Inovação no conceito de cidade empreendedora.

O prefeito Emiliano Braga (com Lorena Melo, do Sebrae e o diretor da FPL Eduardo Nassif) prestigiou o evento

“Não será um trabalho fácil, mas as cidades que conseguiram seguir adiante e implantar seu Ecossistema de Cooperação e Inovação, deram um expressivo salto de crescimento, gerando oportunidades e criando empregos de alto valor agregado”, explicou Nassif.

O prefeito Emiliano Braga destacou a necessidade do poder Executivo estar conectado e apoiar programas de inovação na cidade, que gerem bons empregos e permitam aos nossos jovens desenhar seu futuro profissional em Pedro Leopoldo. “Onde está o nosso tempo, estarão os nossos resultados”, afirmou Emiliano.

Um Ecossistema de Cooperação e Inovação é um ambiente que reúne diferentes atores, recursos e condições que promovem a criação, desenvolvimento e disseminação de novas ideias, produtos, serviços e processos. Ele é composto por uma rede de organizações e indivíduos que interagem de maneira colaborativa para impulsionar a inovação em uma determinada região, setor ou contexto.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Vândalos atacam árvores mas comunidade não desiste de plantar

Vândalos atacam árvores mas comunidade não desiste de plantar

Em dezembro do ano passado, o Movimento Cidade do Cuidado, coordenado pela professora Camila Rajão, plantou seis árvores na Rua Herbster, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Infelizmente,

LEIA MAIS
Visita a Pedro Leopoldo de um admirador de Chico Xavier

Visita a Pedro Leopoldo de um admirador de Chico Xavier

Advogado e oficial aposentado do Exército, o potiguar Carlos Alberto de Almeida e Silva é um dos milhares de turistas que visitam Pedro Leopoldo anualmente, para conhecer os registros aqui

LEIA MAIS