FPL recebe novos alunos do curso de Direito

FPL recebe novos alunos do curso de Direito

O professor Eduardo Dias, Aloisio Constantino e a professora Marly Correa, com alguns dos alunos do curso de Direito da FPL (foto Higor Rodrigues)

A FPL Educacional recebeu os novos alunos do Curso de Direito com uma intensa programação nos dias 10 e 11 de fevereiro. As atividades foram acompanhadas por alunos calouros e veteranos, membros de suas famílias, funcionários e professores da instituição.

“Nosso objetivo é integrar e acolher os alunos no curso, buscando dar uma base sólida para os estudantes iniciarem sua trajetória acadêmica de forma mais segura, motivada e bem-informada. Ao mesmo tempo, a integração com colegas veteranos e professores cria um ambiente mais amigável e colaborativo”, explicou o Coordenador do Curso de Direito da FPL, Aloisio Vilaça Constantino.

No primeiro dia, segunda-feira, foram apresentados os resultados da Avaliação Institucional 2024, conduzida pelo professor Nizio Geraldo dos Santos. “Os alunos classificaram o nosso curso como excelente em todos os quesitos. Apesar disso, aproveitamos para, durante a recepção, identificar algumas particularidades que podemos melhorar e nas quais já estamos trabalhando”, explicou o coordenador do Curso de Direito da FPL, Aloisio Vilaça Constantino.

Entre as mudanças apresentadas neste contexto – a busca de uma escola ainda melhor – estão o retorno da professora Amanda Bionaccorsi nas aulas de Teoria da Constituição e a contratação de dois novos docentes: José Henrique Righi Rodrigues (Introdução ao Estudo do Direito) e Érica Andrade (Filosofia Geral e do Direito).

Na terça-feira, segundo dia de atividades, o professor Eduardo Dias, da Escola Sebrae, proferiu a Aula Magna do semestre, com o tema Inteligência Artificial no Direito: Uma Nova Era para a Justiça. Para ele, IA é um conceito e é necessário saber como funciona para poder usar. “Ela vai ser cada vez mais usada por empresas e executivos, mas a base de dados tem que ser confiável. Através da inteligência artificial, o profissional tem mais informação para desenvolver seu trabalho; é um auxílio no raciocínio que faz ganhar tempo diante do volume crescente de dados jurídicos e a necessidade de decisões mais rápidas e precisas”, observou Dias.

Segundo o professor, a IA tem aplicações fundamentais no Direito como a análise preditiva, que fundamenta estratégias e pode prever desfechos. “Ao analisar grande volume de dados, ela traz eficiência, precisão e democratização do acesso à justiça”, sustentou.

As atividades de recepção na FPL foram elogiadas pelos alunos. Sergio Braz de Souza iniciou o curso no ano passado e acredita que, neste período, associou aprendizado a raciocínio crítico. “Na FPL, a gente está sempre lendo, assistindo palestras sobre assuntos importantes, como é o caso hoje da inteligência artificial, em que se soma Direito e Tecnologia para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas”, afirmou o estudante.

Já Alexandre Pastana Pinheiro começou a estudar Direito este ano. É sua segunda graduação, já que cursou Ciência da Computação na própria FPL. “Meu objetivo é ter conhecimento, investir no meu crescimento pessoal. Aqui o ambiente é muito bom, confortável e eu tenho acesso a infraestrutura, livros, recursos de laboratório, além de uma docência de qualidade”, salientou.

A recepção aos novos alunos do curso de Direito incluiu ainda uma visita guiada à Biblioteca José Mindlin, coordenada pela bibliotecária Maria Luiz Diniz Ferreira. As atividades foram finalizadas com um coquetel e uma apresentação musical do saxofonista João PJ.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Chama do Forró Ilumina caminhos em PL

Chama do Forró Ilumina caminhos em PL

O forró tem conquistado cada vez mais espaço em Pedro Leopoldo e um dos grandes responsáveis por essa movimentação é o Candeeiro, projeto criado pela psicóloga e professora de forró

LEIA MAIS
Boi da Manta volta a alegrar as ruas da cidade

Boi da Manta volta a alegrar as ruas da cidade

O Boi da Manta encerrou as festividades dos 101 anos de Pedro Leopoldo, ao iniciar seu tradicional périplo pelas ruas da cidade, que irá até a sexta-feira de carnaval. É

LEIA MAIS