Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

O vereador Matheus Utsch, em reunião com moradores do Quadro

Reeleito para o seu segundo mandato como vereador em Pedro Leopoldo, Matheus Utsch, do Novo, conseguiu furar a bolha. Até então considerado um político mais intelectualizado, atuando principalmente em redes sociais, ele viu sua votação extrapolar os limites do centro para crescer também na região da Lagoa – onde teve 367 votos – e no São Geraldo – que lhe deu 162, entre outras regiões. “A pequena queda na região central é muito natural e positiva, já que tivemos lá candidatos como o Carlito, que não conseguiu a cadeira por 7 votos e é o suplente, e Silvana Storino, ambos com votações muito expressivas e positivas para a cidade”, observa Utsch.

Ao todo, seu eleitorado cresceu quase 20% – de 1199 em 2020 para 1.426 votos em 2024, abrangendo, segundo Utsch, um eleitor que preza os princípios de fiscalização e publicidade, princípios que ele defende há 20 anos, mesmo antes de entrar para a política.

Tudo começou em 2004, através do antigo Orkut com o grupo Megafone, que seria o avô do Kde PL – o outrora famoso grupo de Facebook, que perdeu o protagonismo nestas eleições para o Whatsapp e Instagram. Técnico, Bacharel e Mestrando em Administração de empresas, Matheus tornou-se conhecido nas redes sociais por ser um “ferrinho de dentista” das várias administrações municipais, sempre cobrando dos políticos uma postura mais ética e realizadora. “Quando resolvi entrar na política, em 2020, me encontrei no pequeno e aguerrido grupo liderado por Emiliano Braga e em sua proposta de mudança, que, este ano, teve a aprovação das urnas”, conta o vereador.

Matheus com o prefeito eleito Emiliano Braga e o vice Leozão

Repetindo a postura combativa das redes sociais no dia a dia de seu primeiro mandato, Matheus Utsch não para e, sem tempo para férias, lançou, neste período de transição, o curso de formação de novos vereadores. Com inscrições já encerradas, ele acontecerá no dia 23 de outubro na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo. Como a procura foi grande, inclusive por parte de vereadores eleitos em cidades vizinhas, ele promete uma nova edição, a ser anunciada em breve.

O objetivo, segundo Matheus, é preparar desde já os novos vereadores para o cotidiano do Legislativo, inteirando-os das rotinas e deveres da Câmara. “E também incentivar os candidatos não-eleitos ou pessoas sem pretensões políticas a entenderem este mundo complexo e meio apagado do cenário político se comparado ao Executivo”, explica o vereador. “Temos que não só formar novos políticos, mas também mudar a mentalidade do cidadão, no sentido de trabalhar por uma cidade melhor, o que só será possível com a participação ativa de todos”, conclui.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS
Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Entre exclamações de “Viva o Brasil” e “Como ele é bonitinho!”, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), campeão de votos e estrela das redes sociais, foi ovacionado por um entusiasmado

LEIA MAIS