Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

O vereador Matheus Utsch, em reunião com moradores do Quadro

Reeleito para o seu segundo mandato como vereador em Pedro Leopoldo, Matheus Utsch, do Novo, conseguiu furar a bolha. Até então considerado um político mais intelectualizado, atuando principalmente em redes sociais, ele viu sua votação extrapolar os limites do centro para crescer também na região da Lagoa – onde teve 367 votos – e no São Geraldo – que lhe deu 162, entre outras regiões. “A pequena queda na região central é muito natural e positiva, já que tivemos lá candidatos como o Carlito, que não conseguiu a cadeira por 7 votos e é o suplente, e Silvana Storino, ambos com votações muito expressivas e positivas para a cidade”, observa Utsch.

Ao todo, seu eleitorado cresceu quase 20% – de 1199 em 2020 para 1.426 votos em 2024, abrangendo, segundo Utsch, um eleitor que preza os princípios de fiscalização e publicidade, princípios que ele defende há 20 anos, mesmo antes de entrar para a política.

Tudo começou em 2004, através do antigo Orkut com o grupo Megafone, que seria o avô do Kde PL – o outrora famoso grupo de Facebook, que perdeu o protagonismo nestas eleições para o Whatsapp e Instagram. Técnico, Bacharel e Mestrando em Administração de empresas, Matheus tornou-se conhecido nas redes sociais por ser um “ferrinho de dentista” das várias administrações municipais, sempre cobrando dos políticos uma postura mais ética e realizadora. “Quando resolvi entrar na política, em 2020, me encontrei no pequeno e aguerrido grupo liderado por Emiliano Braga e em sua proposta de mudança, que, este ano, teve a aprovação das urnas”, conta o vereador.

Matheus com o prefeito eleito Emiliano Braga e o vice Leozão

Repetindo a postura combativa das redes sociais no dia a dia de seu primeiro mandato, Matheus Utsch não para e, sem tempo para férias, lançou, neste período de transição, o curso de formação de novos vereadores. Com inscrições já encerradas, ele acontecerá no dia 23 de outubro na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo. Como a procura foi grande, inclusive por parte de vereadores eleitos em cidades vizinhas, ele promete uma nova edição, a ser anunciada em breve.

O objetivo, segundo Matheus, é preparar desde já os novos vereadores para o cotidiano do Legislativo, inteirando-os das rotinas e deveres da Câmara. “E também incentivar os candidatos não-eleitos ou pessoas sem pretensões políticas a entenderem este mundo complexo e meio apagado do cenário político se comparado ao Executivo”, explica o vereador. “Temos que não só formar novos políticos, mas também mudar a mentalidade do cidadão, no sentido de trabalhar por uma cidade melhor, o que só será possível com a participação ativa de todos”, conclui.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano define equipe de transição

Emiliano define equipe de transição

Na última segunda-feira, o prefeito eleito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, oficializou sua equipe de transição, composta por profissionais com experiência em gestão pública e áreas estratégicas. A equipe já

LEIA MAIS
Deveríamos ter mais vereadoras eleitas

Deveríamos ter mais vereadoras eleitas

Teríamos três vereadoras, que seriam Cynthia Salomão (a única eleita, do MDB), Viviane Sena (MDB) e Camila Rajão (PT)

LEIA MAIS