Música por mais 100 anos

Música por mais 100 anos

Na noite de ontem, em um momento histórico para nossa cultura, Pedro Leopoldo foi presenteada com o concerto comemorativo dos 110 anos da Corporação Musical Cachoeira Grande e o nome do evento não poderia ser mais significativo: Música para mais 100 anos!

A abertura contou com a emocionante volta do Coral da Melhor Idade, que havia encerrado as atividades na pandemia. Nossas vozes mais experientes trouxeram uma seleção de clássicos em que puderam mostrar que estão de volta pra ficar, e “Serra de Maracaju” de Almir Satter, ganhou ali uma de suas mais profundas versões, na regência inconfundível de Ilcenara Serafim, que conduziu as vozes da melhor idade numa conexão emocionante.

A noite se encerrou com a força e o carisma da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande, na regência visceral de Carol Malaquias. Mais uma vez, brilhou demais a Sinfônica que já é, desde sua fundação, motivo de orgulho para nossa cidade. Aqui, temos um privilégio único, que é contar com uma orquestra sempre tão emocionante e competente, que encanta e cativa, colocando o público dentro do espetáculo com a emoção dos clássicos de Tim Maia, em que a plateia também foi “regida”, ou encantando com clássicos como “Granada”, e com a energia total de “Hawaii 5.0”.

E se alguém poderia ter alguma dúvida sobre a frase “Música para mais cem anos”, tema do evento, a noite trouxe a confirmação dessa meta na apresentação histórica da Banda Civil Cachoeira Grande. Desde sua primeira apresentação, em 1912, a Banda encanta e faz parte da cultura de nossa cidade, e na noite de ontem a mensagem foi clara: o céu é o limite!

O maestro João Paulo Pereira e a Banda Civil não deixaram pedra sobre pedra, numa apresentação riquíssima, na qual a reverência às origens da Banda estava presente com dobrados clássicos da música brasileira, e também com um aceno entusiasmado a um futuro promissor, no momento em que a Banda presenteou o público com peças como um Medley de clássicos da Disney, quando todas as crianças presentes ao evento sorriam com muita alegria, e um verdadeiro show com “In The Mood”, em que a plateia vibrou intensamente.

Nesses momentos, a vertente mais tradicional da musicalidade da Corporação Musical Cachoeira Grande mostrou que reverencia seu passado, marca o presente e abraça com entusiasmo o futuro que, pelo que foi mostrado ontem, vai ser absolutamente incrível!

Esse trabalho incrível teve ainda a calorosa apresentação de Carol Lopes, que conduziu o evento com muito entusiasmo, aproximando ainda mais o público dos músicos. Houve ainda uma linda menção ao querido Zé Ulisses, membro mais experiente da Corporação, história viva da entidade e um músico dedicado e querido por todos que se sentem honrados por estar ao lado dessa figura histórica, que faz parte da Banda há mais de 60 anos!

A Presidente da Corporação, Kátia Sant’Ana, ressaltou: “nos orgulhamos demais em fazer parte da história da cidade, através da Corporação, e esse concerto nos dá ainda mais entusiasmo para seguir trabalhando e cuidando dessa Instituição, que é um capítulo emocionante e maravilhoso na caminhada de Pedro Leopoldo. Todos nós trabalhamos intensamente por esse momento, contamos com a dedicação total de nossos maestros e músicos, de Misael (Elias, diretor de projetos), Luiz (Felipe, diretor financeiro) e todos aqueles que se desdobraram pelo sucesso dessa empreitada”.

Revisitando o bordão “o aniversário é nosso e o presente é pra você”, a Corporação apresentou suas redes sociais, incluindo o novo site, que se torna instantaneamente um memorial e fonte de informações preciosas sobre a história dessa instituição. O Instagram da Corporação é o @cmcachoeiragrande e o site está em cmcachoeiragrande.com.br. 

Algumas certezas ficaram, nessa noite. Temos um patrimônio cultural inestimável, que está sendo muito bem cuidado e protegido através do trabalho árduo e incansável da Diretoria da Corporação, e de seus membros. Esse belíssimo trabalho merece e precisa do apoio de todos, inclusive através da Lei de Incentivo a Cultura e o empresariado regional será sempre muito bem vindo a patrocinar esse tesouro cultural. E a maior certeza é a de que o futuro está apenas começando e certamente teremos mais do que mais 100 anos de muita música, emoção, tradição e cultura! Vida longa à Corporação Musical Cachoeira Grande!

A banda civil
O coral Melhor Idade

Fotos: Acervo Corporação Musical Cachoeira Grande

André Santos

André Santos é funcionário público

ARTIGOS RELACIONADOS

Musa do bar Soares leva multidão à praça Dr. Senra

Musa do bar Soares leva multidão à praça Dr. Senra

Que Rock in Rio que nada. A festa que elegeu a nova Musa do Bar Soares com show do The Fhuntos é Pedro Leopoldo em sua melhor versão: alegre, espirituosa,

LEIA MAIS
Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Soube fazer de suas utopias o campo fértil para a disseminação do saber. Sua obra possui repercussão internacional

LEIA MAIS