Convenções oficializam candidatura de Emiliano e Márcio Rogério

Convenções oficializam candidatura de Emiliano e Márcio Rogério

Começou neste sábado, 20, o período do calendário eleitoral para as convenções partidárias, quando as siglas decidirão sobre coligações e escolherão os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de 6 de outubro. A data também marca o prazo para que os partidos que pretendem participar do pleito tenham um diretório registrado no Tribunal Regional Eleitoral. A mesma regra vale para as federações partidárias, já que esta será a primeira eleição municipal em que esse agrupamento está permitido.

Em Pedro Leopoldo, os agora candidatos Emiliano Braga (PP) e Márcio Rogério (PT) realizaram suas convenções privilegiando o contato com o povo. O evento que oficializou a candidatura de Emiliano e o vice Leozão (PSD) juntou centenas de pessoas no estacionamento ao lado do Spaço’s, no bairro Andyara, com muita música e discursos de lideranças como os deputados estaduais Nayara Rocha (PP) e Rafael Martins (PSD) e a presença de ex-vereadores, entre eles Reginaldo Saraiva, Tirriu e Laura Silva.

Já a Federação Brasil da Esperança lançou oficialmente as candidaturas de Márcio Rogério e Roberto Leles (PV) em solenidade no Sinticomex, precedida de uma caminhada pela rua principal que começou na praça Tancredo Neves. Márcio Rogério ressaltou a importância de uma candidatura que represente os valores e as demandas da população. “Estamos aqui para construir um projeto inclusivo, que realmente ouça e atenda às necessidades reais de Pedro Leopoldo. É hora de deixarmos para trás as velhas práticas políticas e de termos coragem para apresentar uma opção para a cidade”, afirmou o candidato petista. Sua fala foi reforçada por Roberto Leles, seu companheiro de chapa, “Nossa união é fundamental para superar os obstáculos da velha política”, disse Leles.

Emiliano, que ganhou parabéns do público por seu aniversário neste domingo, iniciou seu discurso com a prédica “Deus seja louvado”, seguida de agradecimentos a todos que contribuíram para a construção da candidatura. “Se queremos um resultado diferente dos últimos 12 anos, nós temos que mudar”, afirmou. “Hoje iniciamos oficialmente uma série de mudanças que vão colocar Pedro Leopoldo no lugar de onde ela nunca deveria ter saído. Vamos voltar a bater no peito com orgulho e dizer “eu sou de Pedro Leopoldo”. E contar de novo as nossas histórias felizes, de quando éramos o berço do desenvolvimento econômico da região”, acrescentou.

Seu assessor de marketing, Hugor Simão, informou ao site AQUI PL que a candidatura recebeu apoios digitais dos deputados federais Nikolas Ferreiras, Eros Biondini e Nely Aquino, da deputada estadual Chiara Biondini, do governador Romeu Zema e do vice Matheus Simões. Os cinco partidos que apoiam a candidatura de Emiliano e Leozão, PP, PL, NOVO, PRD e PSD, formaram uma chapa com 70 candidatos e foram representados por seus presidentes Fabiana Paulo, Emerson Bispo, Renato Fontes, Leonardo Barros e Rafael Martins.

A federação PT-PV apresentou 13 postulantes à Câmara Municipal. Sua presidente, Camila Rajão, afirmou que “os 13 nomes lançados pelo grupo refletem a diversidade e o compromisso com as causas progressistas que a Federação Brasil da Esperança defende”. A chapa tem até agora o apoio das deputadas estaduais Macaé Evaristo e Andreia de Jesus, do deputado estadual Betão e Cristiano Silveira, além do deputado Federal Padre João e da secretária Nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade.

No dia seguinte ao de cada convenção partidária, os partidos políticos e as federações precisam transmitir pela internet a ata e a lista das pessoas presentes, para publicação no site da Justiça Eleitoral. O prazo das convenções termina no dia 5 de agosto. A chapa de Tadeu (MDB) e Cristiano Marião (Cidadania) ainda não anunciou a data de sua convenção. Mas a coligação já solicitou o espaço da Câmara Municipal para a realização da convenção neste sábado, dia 27.

Vinte de julho também marca a data-limite para os veículos de comunicação, como emissoras de rádio e televisão e provedores de internet, apresentarem à Justiça Eleitoral a indicação da pessoa representante legal, dos endereços de correspondência e do correio eletrônico, e o número de telefonia pelo qual receberão ofícios, intimações ou citações.

Finalmente, a partir deste 20 de julho até a diplomação das eleitas e dos eleitos, não podem atuar como juízes eleitorais ou auxiliares, nos processos relativos às eleições municipais de 2024, cônjuges ou parentes até segundo grau de quem é candidato nesse pleito. (Com informações da Agência Brasil)

Confira as fotos do dia das convenções:

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano define equipe de transição

Emiliano define equipe de transição

Na última segunda-feira, o prefeito eleito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, oficializou sua equipe de transição, composta por profissionais com experiência em gestão pública e áreas estratégicas. A equipe já

LEIA MAIS
Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Sua votação cresceu quase 20% – de 1199 em 2020 para 1.426 votos em 2024, abrangendo, segundo Utsch, um eleitor que preza os princípios de fiscalização e publicidade

LEIA MAIS