Há 30 anos, o Sicoob Credipel é o banco que acredita em Pedro Leopoldo e em sua gente. Ao oferecer produtos e ações específicas para diversos públicos, a cooperativa apoia produtores rurais, empreendedores, pequenos e grandes negócios, acompanhando de perto o desenvolvimento da cidade.
Desde que, em 24 de fevereiro de 1994, um grupo de produtores rurais decidiu criar uma cooperativa de crédito, muita coisa aconteceu. Do boleto ao pix, do caixa eletrônico ao aplicativo, o Sicoob Credipel ofereceu, como principal produto, o atendimento personalizado e atencioso, que somou às inovações tecnológicas para estar cada vez mais perto do cooperado. Os resultados são concretos: são mais de 300 milhões em ativos, doze agências, 12 mil associados e mais de 100 colaboradores.
Para marcar esta trajetória de três décadas, foi idealizado o Projeto Conecta, com atividades realizadas nas doze localidades onde a cooperativa tem agências. O encerramento, em Pedro Leopoldo, reuniu no Parque de Exposições, no último dia 25/4, cooperados, parceiros, autoridades e amigos da instituição para uma grande comemoração.
A festividade foi prestigiada pela alta governança do sistema Sicoob em Minas. Compareceram João Batista Bartolli de Noronha (Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediminas) e o Diretor-Executivo Edson Rocha Justino, que fez uma palestra com o tema “Cooperativismo e Gestão”.
Os executivos foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credipel, João Paulo de Freitas Martins, o vice-presidente Rodrigo Otávio Costa, a diretora administrativa Juliana Cardoso e Silva, o diretor de Negócios Rafael Luiz da Silva e a diretora de Controles e Riscos, Carina de Fátima Oliveira Guimarães.
O primeiro a falar, em um discurso emocionado, foi Rodrigo Otávio Costa, que presidiu a cooperativa por 26 anos. Ele lembrou o dia que, em 1993, doze fazendeiros o buscaram em casa para dirigir a cooperativa de leite, a Capepe. E de como, em uma das primeiras reuniões, ali mesmo no Parque de Exposições, surgiu a ideia de criar uma cooperativa de crédito.
Foi um trabalho de formiguinha. “Fomos para a rua trazer associados para a cooperativa. Gente que gostava da agropecuária, do leite e veio para a Credipel. Eram 23 cooperados iniciais, cada um colocou 40 reais. Juliana, hoje diretora, foi a primeira funcionária”, lembrou Rodrigo.
“Ao longo dos anos, continuamos este trabalho, visitando todo mundo e sendo sempre bem recebidos. Nesta trajetória, é muita gente que temos para agradecer, entre aqueles que participaram, deram força e nos fizeram crescer, tornando o nosso banco o maior e o melhor”, acrescentou.
O diretor da Crediminas e palestrante da noite, Édson Justino, lembrou a capilaridade do sistema Sicoob, que hoje está presente em mais de 2.300 municípios brasileiros. “O cooperado é mais do que um cliente, ele é dono da cooperativa. O ser humano nasceu para cooperar, pois a cooperação é fundamental para prosperar”, afirmou.
O evento Conecta foi uma oportunidade de ouvir o que os associados tinham a dizer, explicou o presidente do Sicoob Credipel, João Paulo Martins. “Esta não é apenas uma confraternização, mas uma oportunidade de compartilhar experiências, fazer networking. Afinal, o cooperado é a razão de ser do Sicoob Credipel, uma sementinha plantada em Pedro Leopoldo, que germinou e prosperou. Além de abraçar o associado, a cooperativa gera empregos, consome na cidade, enfim, contribui efetivamente para a economia local”, disse o presidente.
O presidente do Sicoob Crediminas, João Batista Noronha, além de destacar o papel fundamental dos associados, cumprimentou a todos os responsáveis por esta história que completou três décadas. “Há 30, 40 anos, tínhamos sonhos e muita esperança. Por isso, temos que valorizar aqueles produtores que se juntaram, acreditaram neste sonho e o realizaram com a cara e a coragem”, salientou.
“Hoje, os sonhos que realizamos é que nos motivam a seguir adiante. No Sicoob Crediminas, somos 69 cooperativas que administram 47 bilhões em ativos. Se o sistema está crescendo, é porque conquistamos confiança. No futuro, o tamanho que o Sicoob Credipel vai ter é o tamanho que vocês quiserem que ele tenha”, acrescentou Noronha.
A prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos, encerrou a solenidade, parabenizando a todos na pessoa do vice-presidente Rodrigo Costa que, “junto a um grupo de coragem, criou uma instituição com grande credibilidade no mercado. A Credipel leva e eleva o nome de Pedro Leopoldo”, destacou a prefeita.
A prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos
Confira fotos do evento, de Victor Athaíde. A festa, muito bonita e organizada, teve bufê de Zé Wilson, decoração de Roberta da Aguapé e música da banda Sertão Brasil.