A Fundação Pedro Leopoldo, nossa tradicional faculdade, está sempre se reinventando para enfrentar os complexos desafios que têm se apresentado à instituição. Para 2024, a primeira boa notícia é que houve um entendimento dos credores para a continuidade operacional da FPL. Um grande acordo foi celebrado com os advogados dos credores para pagamento dos débitos com parte da receita recebida. Esse acordo será levado ao Núcleo de Cooperação Judiciária para homologação e detalhamento dos valores de cada credor.
A FPL encarou as dificuldades que surgiram em 2023, contando com a ajuda de professores vocacionados e funcionários dedicados para manter os cursos atuais e lançar novos já no primeiro semestre de 2024. Estão abertas as inscrições para o curso de Direito no modelo presencial e os cursos de Administração e Ciências Contábeis estão ofertados no modelo presencial e EAD. A matriz curricular da Escola de Formação Gerencial – (EFG-Sebrae) foi toda reformulada para melhor atender às demandas do setor produtivo – as vagas já estão abertas, mas são limitadas.
A organização do PEG – Polo de Engenharia e Gestão Industrial está em andamento e em 2024 serão realizados vários encontros temáticos, parcerias e feiras tecnológicas. No primeiro trimestre, acontece o primeiro encontro de Gestores de RH e, ainda no primeiro semestre, o segundo Encontro Empresarial com palestras e debates de temas voltadas à vocação industrial do Vetor Norte.
Por meio de seu estúdio de gravação, a FPL pretende dar voz aos projetos sociais da nossa região, além de ampliar o debate de temas sensíveis da nossa sociedade. Toda a infraestrutura de TI foi reformulada e a escola está totalmente alinhada com as melhores tecnologias de ensino. Além das notas do MEC, CAPES e ENADE que a colocam entre as melhores instituições de ensino do Brasil, ela é referência no quesito emissão de certificado digital, fruto do esforço e competência da equipe de TI e Secretaria Acadêmica.
“Estamos trabalhando junto ao setor produtivo, ao setor público e toda sociedade para identificar quais são as oportunidades existentes para podermos contribuir e nos tornarmos parte relevante do crescimento regional”, afirmou o diretor da FPL, Eduardo Nassif.
Vale ressaltar que são inúmeras as oportunidades para os jovens e profissionais da região do Vetor Norte se qualificarem e desenvolverem suas carreiras. Existem muitas oportunidades de trabalho no setor produtivo, o que está faltando é mão-de-obra qualificada.
“Essa é a nossa missão: contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais, desde o primeiro emprego até o Mestrado Profissional. Estamos focados na preparação do jovem para o acesso ao primeiro emprego, programas de estágio, programas de trainee, por meio de cursos de aperfeiçoamento, onde o jovem aprende a realizar uma atividade para a qual exista uma demanda imediata para sua empregabilidade”, acrescentou Nassif.
A FPL está se ajustando para a revolução que a Inteligência Artificial irá promover a curto prazo, com dimensões semelhantes ao que ocorreu na Revolução Industrial. O principal desafio para a instituição vai além da capacitação técnica: desenvolver um espírito crítico, respeito ao contraditório e a contraposição de ideias, posturas que conduzirão a revisão pedagógica de seus cursos.