Há pouco tempo, a pianista Luiza Moreira se apresentou para os alunos da Escola Municipal Dona Nhazinha Carvalho. Na quadra cheia de crianças, ela certamente voltou ao passado, quando teve os primeiros contatos com a música através de um programa da prefeitura, o Educação com Arte, no início dos anos 2.000. Moradora de Pedro Leopoldo há quase 20 anos, ela está iniciando a carreira de pianista e buscando ganhar espaço como instrumentista.
“Atuo como professora de piano, mas sonho com os palcos”, revela a musicista, que passou pela banda Cachoeira Grande, onde estudou clarinete com Adalberto, um expoente do saxofone que hoje está na França e João Paulo Barbosa. “Mais adiante, percebi que o clarinete não era para mim e que o coração sentia falta das teclas”, conta Luiza.
Solidários aos sonhos da filha, os pais de Luiza juntaram as economias e compraram um piano de armário usado. Ao mesmo tempo, ela buscou aulas do instrumento no curso de extensão da UFMG, no qual iniciou seus estudos formais aos 16 anos. Ingressou na graduação da Universidade em 2014. “Enfrentei diversos problemas como lesões na mão, dificuldades com o horário integral do curso e o transporte aqui da cidade. Com muita luta me formei em 2020, em plena pandemia, estudando piano à distância”, relata. “Ainda sentindo necessidade de me aprimorar, entrei em contato com a pianista Simone Leitão para “tentar a sorte” e ela me aceitou como aluna”, acrescenta.
Luiza é prima da maestrina Carol Malaquias, com quem tem em comum também a experiência na centenária banda Cachoeira Grande – berço da grande maioria dos músicos da cidade. “Ela é ótima!!! Muito estudiosa, desenvolve um trabalho diferenciado na cidade porque não temos muitos professores de piano, sobretudo para a faixa etária que ela atende. E sempre foi muito aberta a convites e parcerias”, elogia Carol.
A história de Luiza mostra a importância não só da banda, que hoje tem uma orquestra sinfônica conduzida por Carol, como também dos programas de arte na escola. É aí, em iniciativas como esta, que se planta a semente da grande artista que ela sonha ser – e certamente chegará lá.