A cidade de Passos, na Região Sul de Minas Gerais, ao que parece, será mesmo a nova casa da cervejaria Heineken no estado.
Escolha acontece após impasse envolvendo a vinda da fábrica para terras mineiras, e deve ser anunciada amanhã pelo Governo de Minas Gerais.
A previsão é de que a nova fábrica da Heineken seja implantada em um investimento de R$ 1,8 bilhão, com a criação de 350 empregos diretos no município.
O Ministério Público divulgou agenda do governador e do procurador-geral , na qual consta a assinatura nesta quarta, 27/4, de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Governo de Minas e a HNK Indústrias e Bebidas Ltda, responsável pela cervejaria Heineken.
Em entrevista hoje à imprensa, o procurador-geral da Justiça, Jarbas Soares Júnior, afirmou que a instalação da empresa acontece após um acordo para que as regras ambientais sejam seguidas. “O acordo com a empresa Heineken visa que as novas instalações do estado sejam feitas dentro das regras ambientais, dentro da regra de integridade e desenvolvimento econômico e ambiental sustentável”, disse.
“É um passo muito importante e também uma preocupação da empresa com as questões legais e ambientais, permitindo, assim, a sua efetiva instalação do estado de Minas Gerais para a profissão econômica e também para o desenvolvimento dentro das regras estabelecidas pela legislação mineira e nacional e os princípios constitucionais do meio ambiente”, completou.
Em dezembro de 202o, a Heineken havia anunciado a construção da planta em Pedro Leopoldo. A companhia, entretanto, recuou da decisão um ano depois, após críticas de ambientalistas, que colocaram embargos à obra, que ameaçava o sítio arqueológico onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas, conhecido como “Luzia”.
(Com informações do site da rádio 98 FM)