O professor e escritor pedroleopoldense Amauri Alves acaba de lançar o terceiro volume do seu Manual de Direito do Trabalho, publicado pela Editora RTM de Belo Horizonte.
A obra, agora completa, é dirigida principalmente a estudantes, sejam eles bacharelandos em Direito ou aqueles que se preparam para concursos públicos e Exame de Ordem. Oferece, também, subsídios suficientes à atuação advocatícia no âmbito do Direito Material do Trabalho, tanto na perspectiva individual quanto coletiva.
Sua estrutura segue o que disciplina o edital de Concurso Nacional Unificado para a Magistratura Trabalhista (TST, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho), em seus principais itens e temas. Está também em consonância com o programa de Direito Material do Trabalho do Exame de Ordem. Contempla, em consequência, os programas das principais instituições de ensino jurídico do Brasil, com temas acrescidos àqueles originariamente previstos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho.
“A ideia é possibilitar consulta rápida, ágil, direta, clara e objetiva dos principais temas, proporcionando entendimento fácil do conteúdo essencial de Direito Material do Trabalho”, aponta Amauri, que é professor na Universidade Federal de Ouro Preto. O Manual faz uma análise crítica do atual cenário do Direito do Trabalho no Brasil, profundamente impactado pela Reforma Trabalhista iniciada em 2017 e que, segundo Amauri, parece não ter fim breve. “Ele analisa a CLT reformada e traz análise crítica, de matriz constitucional, sobre os mais diversos institutos impactados, mas também explica a intenção do legislador reformador sobre a matéria”, completa o autor.
Nos últimos 20 anos a produção de conteúdo jurídico tem sido relevante na vida profissional de Amauri: além dos 11 livros, ele publicou 36 capítulos em livros diversos, 90 artigos em revistas científicas na área do Direito e 95 em jornais e revistas em geral.