Porque Dr. Lund pode ser a melhor vila turística do mundo

Porque Dr. Lund pode ser a melhor vila turística do mundo

A professora Eliane Matilde em frente à casa de Mário Maia, que é frequentemente lembrada como endereço ideal para um restaurante

Segundo matéria da TV Globo, mel, queijo, goiabada, cachaça, casarões centenários e muito sossego são os atrativos que credenciaram São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, a concorrer ao título de melhor vila turística do mundo. A localidade é uma das três representantes brasileiras no concurso promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aqui mesmo, a quatro quilômetros do centro de Pedro Leopoldo, nós temos Dr. Lund. Não é tão antiga quanto São Bartolomeu, que tem suas origens no século XVII, mas lá tem goiabada, queijo, pudim de gabinete, empadão, cachaça e até uma cerveja artesanal chamada Rock Lund. A praça é linda, o casario atraente (não é à toa que o distrito é locação de vários anúncios de TV), a igreja é muito bem cuidada e as festas religiosas….ah, as festas de maio, de São João, as fogueiras.

Recentemente, o distrito ganhou até um espaço para eventos chiques na fazenda Santo Antonio da Busca Vida, que tem, imaginem, uma vila hípica. E pode ter muito mais coisa…

No entanto, ninguém sabe disso, a não ser nós, pedro-leopoldenses. Aliás, nem todos os pedro-leopoldenses, já que boa parte dos nossos conterrâneos não conhece os atrativos de nossa cidade. Para que Dr. Lund tenha o destaque que merece, e possa concorrer com qualquer lugar gostoso do mundo, é necessário investir e não apenas dinheiro.

É preciso criar festivais, ruas de lazer, feiras gastronômicas. Liberar espaços via aplicativos de hospedagem em casas e fazendas. Abrir restaurantes e pousadas. E depois divulgar tudo isso para o mundo. É só fazer que os turistas virão. A nosso favor, temos a proximidade com Belo Horizonte e, quem diria, com um aeroporto internacional.

Não precisa nem dizer o que a cidade ganha com isso, não é? Só depende de nós.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

No dia 17 de agosto de 2024, foi realizado o ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

LEIA MAIS
Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

No último dia 12 de novembro, foi lançado no Hotel Tupyguá o livro de poemas Vida Breve, do advogado, filósofo e professor Aloisio Vilaça Constantino, coordenador do Curso de Direito

LEIA MAIS