“É sustentável proporcionar o mínimo que a população precisa”, defende Larissa

“É sustentável proporcionar o mínimo que a população precisa”, defende Larissa

Larissa Silva Marques, aluna do 312 Matutino, também escreveu sobre Sustentabilidade no Concurso de Redações da Escola Estadual Imaculada Conceição. E foi uma das vencedoras. 

Conforme o Artigo 225 da Constituição Federal, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

No entanto, vemos que essa lei não se desenvolve de maneira efetiva na sociedade brasileira. O consumismo e a desigualdade social contribuem para esse cenário de carência sustentável. Sob esse viés, o consumo excessivo interfere diretamente na sustentabilidade. Cada dia que passa surgem novos produtos, mais tecnológicos e modernos e, juntamente a isso, surge no indivíduo também a necessidade de comprar, mesmo sem a mínima necessidade, apenas para se encaixar ao “padrão” estabelecido por um status social.

O desejo exagerado de comprar, presente em grande parte da população, vai cada vez mais distanciando o equilíbrio ecológico da própria sustentabilidade. Deve-se ressaltar, nesse contexto, a ausência de igualdade de direitos para harmonização de práticas sustentáveis na sociedade. Segundo o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Trazendo essa reflexão ao contexto atual, percebemos que essa certeza declarada não se mostra eficaz em nosso cotidiano. O governo investe de maneira mínima em estruturas básicas que podem dar acesso a uma melhor qualidade de vida às pessoas mais carentes ou que possuem alguma dificuldade quanto ao acesso a serviços básicos.

Desse modo, dificulta-se a igualdade de direitos. Fica evidente, porém, que a sustentabilidade é essencial para o meio ambiente e o desenvolvimento social de todos os indivíduos. Sendo assim, o Governo Federal, como instância máxima, deve atuar a favor da população que possui mínimo acesso ao básico, através de políticas públicas que estruturem projetos capazes de levar a educação, segurança e saúde a todos. É sustentável proporcionar o mínimo que a população precisa, de modo que todo o país viva em um contexto melhor. Além disso, a sociedade deve atuar em conjunto, rompendo o “modismo” de atualizar os produtos a cada vez que lançam um novo produto no mercado. Finalmente, é possível viver em um ambiente mais sustentável, praticando-se o Artigo 225 da Constituição Federal em primeiro lugar.

Saiba mais sobre o concurso: https://www.aquipl.com.br/imaculada-apresenta-ganhadores-do-concurso-de-redacao/

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

CSN SOLTA CHUVA DE POEIRA NO SÃO GERALDO

CSN SOLTA CHUVA DE POEIRA NO SÃO GERALDO

Os moradores da região do bairro São Geraldo foram surpreendidos na manhã de hoje por uma chuva de pó, descarregada pela chaminé da cimenteira CSN. A situação vem se repetindo

LEIA MAIS
Caminhada ecológica: uma experiência de cidadania

Caminhada ecológica: uma experiência de cidadania

Nesse 5 de junho de 2024, meu olhar para a questão do meio ambiente recai sob minha condição de mulher, mãe e professora. Quando penso qual é a importância de

LEIA MAIS