Ônibus lotados, cheios de passageiros em plena pandemia. Esta é a realidade do transporte público em Pedro Leopoldo, que cada dia fica pior. A cada anúncio de quarentena ou lockdown, a concessionária Unir reduz horários. Caso da viagem das 16:45 aos domingos e, mais recentemente, os das 5:25 e 5:45hs (intermunicipal 5297). E que acabam se refletindo na superlotação em outros horários. Nesta terça, 06/04, depoimentos indignados dos passageiros dos ônibus das 7:15h mostraram o descaso com a população, obrigada a se aglomerar para chegar tanto ao trabalho essencial, quanto àqueles estabelecimentos que deveriam estar fechados, mas estão funcionando com portas fechadas.
Para se ter um exemplo, antes existiam os horários de 05:25 e 05:45 de segunda a sexta. No último dia 22, esses horários foram extintos e substituídos pelo horário de 05:35, o que está gerando não só superlotação na linha como atrasos dos trabalhadores em seus serviços.
Nesses tempos em que os usuários mais precisam de informação, o site da Unir está fora do ar há mais de dez dias. Os horários da linha PL-BH publicados no site da prefeitura estão desatualizados e muita gente está sofrendo com a falha de comunicação. O advogado Kelsen Ribeiro, responsável pelo aplicativo Busão do Povo, pediu explicações à concessionária e a resposta foi tão simples quanto incompleta: “neste momento, não está previsto (sic) novas viagens na linha 5297”, respondeu o gestor de operações da empresa, Gilberto Tavares.
Enquanto isso, a população sofre. “Hoje tive que ir às 7:15 para Belo Horizonte e o ônibus estava superlotado, com muita gente em pé. A informação que tive de uma funcionária da área de saúde, enfermeira do Ipsemg, é que todos os dias ele vai muito cheio”, informou o técnico de TV Constantino Leão, que fez um vídeo mostrando a superlotação do veiculo e mandou para o jornal Estado de Minas.
A Prefeitura Municipal, responsável pela fiscalização dos serviços da concessionária, informou ao jornal que notificou a Unir para rodar com 100% da frota e permitir somente passageiros sentados, além de apresentar um estudo e uma proposta de alterações no quadro de horários, visando o aumento do número de ônibus nos horários de pico. Disse ainda que vão ser intensificadas as orientações e as campanhas informativas, bem como a fiscalização. Sobre as denúncias, afirma que já está acionando a empresa (Expresso Unir) para entender os motivos e solicitar soluções imediatas.