A rua principal continua sendo o maior centro comercial de Pedro Leopoldo. Aos poucos porém, seu trecho mais movimentado vem mudando: antes concentrado nas proximidades da praça Dr. Senra e da igreja Matriz, onde a cidade tem suas origens, o comércio se deslocou para baixo, em direção ao final de sua maior via urbana. Nasce ali, entre as ruas Romero de Carvalho e Nossa Senhora das Graças, uma nova rua Comendador Antonio Alves: uma “nova Principal” ou, quem sabe, uma “Principal mais”.
Há 50 anos, a rua mais importante de PL acabava na rua Esporte, então conhecida como rua do Sapo, porta de entrada para a Várzea Antonio Elias – que, aliás, enchia com qualquer chuvinha na antiga Vila D’água. Rua de comércio, a Comendador Antonio Alves concentrava seus principais estabelecimentos no trecho que começava na casa de Cecé e seguia em direção à praça Dr. Senra, o que foi regra até alguns anos atrás.
Mas a rua principal se transformou, na esteira de um processo que ganhou força nos últimos dez anos. Hoje, o trecho que vai da rua Nossa Senhora das Graças à Romero de Carvalho vê, a cada dia, abrir uma loja nova. “A cidade está crescendo para cá e muito rapidamente”, observa o artista plástico Márcio Barbosa, da porta de sua Consert, empresa especializada em conserto de TVs de led, instalada ali, na rua Esporte quase com principal, há 36 anos. “Há aqui um novo centro comercial, com lojas interessantes de um comércio diversificado que valoriza essa parte da rua principal”, observa.
Pioneiro na região, Márcio tem hoje a companhia de diversos estabelecimentos, que vão de lojas de veículos a academias, supermercado, delikatessens como a Marina, boutiques de roupas de marca e sapatarias, lojas de peças e material de construção, pet shops e lanchonetes, além de consultórios, açougues e salões de beleza. Muita coisa concorreu para que isto acontecesse, como maior facilidade de estacionamento e lojas mais modernas, que sustentam os novos edifícios que ali são erguidos. É possível também que os aluguéis sejam mais baratos do que os especulativos preços cobrados na “antiga principal”.
O que Márcio não sabe é que a região promete ficar ainda mais movimentada. Especula-se que o lote na esquina da rua Esporte com a Principal (foto acima), pertencente ao ex-gerente da Holcim Edson das Dores, abrigará um prédio de sete andares, com lojas, apartamentos e possivelmente uma agência bancária. Fala-se no Santander ou no Sicredi, uma instituição financeira cooperativa do Rio Grande do Sul que atua em todo o país. Um banco que fará companhia à Caixa e ao Sicoob Credipel, que já estão na vizinhança há muito tempo. E que será um fator adicional para consolidar a vocação daquele trecho, cada vez “mais principal” para o comércio da cidade.