Um artigo de Daniel Francisco da Silva com ilustração de Ernane Jhone Dos Santos*
Tivemos o privilégio de ter participado das Eleições Municipais 2020 em Pedro Leopoldo. Foi uma campanha digna, que marcou politicamente a atuação do PT neste ano tão difícil. Tivemos o quarto candidato a vereador mais votado: Gael Silveira, uma liderança que ainda vai crescer muito como cresceu o próprio Tadeu, que era muito jovem quando se elegeu vereador em 1962.
Este ano, fechadas as urnas e apurados os votos, venceram Eloísa e Ana Paula para chefiarem o Executivo na cidade, com o apoio de Tadeu, que mostrou resistência, disposição e resistência invejáveis, botando o pé na estrada para ganhar corações e mentes. A eleição das duas compensou, em parte, a ausência de mulheres na Câmara Municipal, mesmo com uma de suas maiores renovações dos últimos tempos.
Como trabalho na Cidade Administrativa, como advogado no governo estadual, tive a oportunidade de conversar por várias vezes com Eloísa e também com a Ana Paula. A prefeita eleita ocupava então o cargo de Secretária Adjunta de Cidades e Integração Regional, no governo Fernando Pimentel. E o tema da conversa invariavelmente era a nossa querida cidade de Pedro Leopoldo. Eloísa teve a humildade de trabalhar em silêncio e o destino (além de muito trabalho) fez com que fosse reconduzida ao cargo.
Lembro vivamente do último governo de Eloísa, onde tínhamos muitas mulheres competentes exercendo cargos de chefia (Suzana Savoi, Patrícia Rafael, Marina Mesquita, Flávia Cadete e a própria Ana Paula, entre outras). E me pergunto: por que os governos desprezam a mão de obra qualificada das mulheres em nossa cidade? É como um treinador que tivesse metade de seu time de craques no banco e se negasse a escalá-los.
É hora da esperança. Ainda enfrentamos a pandemia da Covid-19, já que a falta do devido enfrentamento fez com que o vírus não nos desse trégua e já emendamos a primeira onda com a segunda, que vem forte da Europa e dos EUA. As finanças municipais terão forte impacto da crise econômica e somente um governo criativo, de união e voltado aos mais necessitados dará a resposta que o povo espera quando confiou seu voto nas urnas à candidatura vencedora.
Há também questões adiadas nas últimas administrações que clamam por uma solução moderna: uma delas é a criação do Parque Municipal Fábrica, que poderá englobar num mesmo espaço lazer, cultura, turismo e meio-ambiente (este projeto quase unanimidade na cidade precisa da competência que Eloísa e Ana Paula possuem para sair do discurso e se materializar).
Expressamos nossos sinceros votos de parabéns pela vitória democrática e desejamos um governo novo, arrojado e com muitos resultados para a população de Pedro Leopoldo. O sucesso de Eloísa e Ana Paula é o sucesso da nossa cidade.
*Daniel Francisco da Silva é presidente do PT/PL e foi candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2020
Ernane Jhone dos Santos nasceu em Matozinhos, mas mora em Pedro Leopoldo. Gosta de desenhar desde a primeira série na escola municipal Dona Nhazinha Carvalho