Audiência pública sobre o Parque do Sobrado será realizada nesta quarta e preocupa ambientalistas

Audiência pública sobre o Parque do Sobrado será realizada nesta quarta e preocupa ambientalistas

A Câmara Municipal já tentou por duas vezes realizar a audiência pública que é parte do processo de alteração do Plano Diretor em relação às áreas vizinhas ao Parque do Sobrado. Na primeira tentativa, a Justiça suspendeu o ato que, realizado durante a pandemia, não permitiria ampla participação da comunidade. Na segunda, o IEF pediu o adiamento. Marcada novamente para esta quarta, 16/09, a audiência discutirá projeto do prefeito Cristiano Marião que “altera Lei nº 3.446, de 16 de setembro de 2016, que dispõe sobre o parcelamento, Zoneamento, Uso e ocupação do Solo Urbano de Pedro Leopoldo”.

Preocupados com o projeto, membros da Frente Socioambiental de Pedro Leopoldo, entidade formada por ambientalistas históricos da região, encaminhou ao site AQUI PL o pedido para que a audiência seja amplamente divulgada e se possível debatida pela população, para que as mudanças pretendidas não atendam apenas aos interesses de poucos e sim de “toda vida humana, animal e vegetal” a ser protegida pela unidade de conservação. A Frente criou uma petição contra a iniciativa, que já tem 1070 assinaturas. Veja o texto: 

A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo está propondo alterações da legislação que vão impactar seriamente o futuro da ‘Zona de Amortecimento’ do Parque Estadual Serra do Sobrado” e “Refugio Estadual de Vida Silvestre Serra das Aroeiras”, áreas de conservação onde estão contidas centenas de espécies animais e vegetais, além de inúmeras nascentes de cursos d’água.

O prefeito propôs a alteração no Plano Diretor municipal e os vereadores estão prestes a fazer esse ato, sem considerar questões técnicas, sem conhecimento dos detalhes da legislação e nem das diversas regras que deveriam ser levadas em conta, configurando-se assim uma decisão exclusivamente política.

A alteração colidirá frontalmente com as legislações estaduais e federais, podendo vir a ser motivo para uma ação direta de inconstitucionalidade.

Pedimos a participação popular na próxima audiência pública, dia 16 de Setembro, 4a feira, às 18hs, via Facebook da Câmara. Pedimos que cobrem dos vereadores respeito às normas e regras estaduais e federais. A lei municipal não pode colidir com as normas mais protetivas de meio ambiente.

Frente Socioambiental Pedro Leopoldo

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela página da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo no Facebook e via plataforma Zoom. O link para participação ao vivo será disponibilizado para o público no dia da Audiência, na Fanpage do legislativo no Facebook. De acordo com a Câmara, o cidadão que optar por não participar ao vivo, ou na impossibilidade de tempo durante a Audiência, poderá enviar e-mail para: audienciaprojetosobrado@camarapl.mg.gov.br e os questionamentos serão encaminhados para os responsáveis. Os comentários pertinentes do Facebook também poderão ser lidos ao vivo e respondidos no decorrer do evento.

Expositores:

        . Ana Elisa Felicetti de Oliveira – Representante da Fazenda Itaporanga

        . Antônio Calazans Reis Miranda – Representante do ICMBIO Lagoa Santa

        . Cláudio Vieira Castro – Diretor unidade de Conservação IEF

        . Charles Castro – Representante da Fazenda do Moinho e Fazenda Cachoeirinha

        . Gefferson Guilherme Rod. Silva – Representante do RECOA

        . João Luiz Pereira Issa – Ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente

        . José de Castro Procópio – Representando CBH Rio das Velhas

        . Juliano Reis Fagundes – Secretário Municipal de Planejamento Urbano

        . Márcia Adriane Lopes – Representante ONG Lagoa Viva

        . Rogério Tavares – Representante da Frente Socioambiental Pedro Leopoldo

        . Mauro Lobato Martins – Ambientalista

        . Dr. Ronaldo César Moreira Gonçalves – Assessor jurídico do Legislativo

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

No dia 17 de agosto de 2024, foi realizado o ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

LEIA MAIS
Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

No último dia 12 de novembro, foi lançado no Hotel Tupyguá o livro de poemas Vida Breve, do advogado, filósofo e professor Aloisio Vilaça Constantino, coordenador do Curso de Direito

LEIA MAIS