O mesmo cheiro e gosto da Franco Matos no caso do Parque do Sobrado

O mesmo cheiro e gosto da Franco Matos no caso do Parque do Sobrado

Fotos Silvana Maria Costa

O projeto de autoria do prefeito que quer revisar a legislação sobre a área de amortecimento do Parque do Sobrado foi colocado há mais de 1 ano, mas resolveram fazer a audiência pública no apagar das luzes e sem plateia. Fugiram tanto do debate que uma liminar suspendeu a audiência porque o juiz entendeu que não haveria debate, não há como ter audiência pública sem público.

Enfim, ela tem cheiro de Franco Matos, gosto de Franco Matos, rabo de Franco Matos, barulho de Franco Matos e os mesmos atores de bastidores da Franco Matos, a começar pelo discurso semeado de que é somente uma atualização da legislação. Ora, quem viveu aquele absurdo 10 anos atrás sabe bem do que estou falando, a pressa desenfreada, os argumentos que envolveram até a sobrevivência de empresas locais – para quebrar a resistência, levantaram o falso argumento de melhorar a lei sob pena das empresas perderem seus imóveis, o que não aconteceu e ficou claro 10 anos depois da maior rasteira que a cidade tomou.

Não quero entrar no mérito das intenções, até porque envolve terras de pessoas muito sérias, quero falar do fato concreto da pressa desvairada, de não debater e de ter os mesmos atores. Posso contar em detalhes como foi algo maquiavélico que criou uma grande cortina de fumaça e inclusive alterou o posicionamento de vereadores (como o do atual prefeito); a diferença é que o debate foi público, aprovaram mas ouviram em bom som que a empresa que levava nossas terras estava quebrando na matriz em São Paulo – fato que se consumou semanas depois da autorização de empréstimo dando o terreno como garantia.

A população só quer ser ouvida, beira o absurdo ter que existir petição para isto na chamada “Casa do Povo”, que deveria no momento ser chamada de “Casa de alguns”, mas não é nenhuma surpresa em uma Câmara que aprovou o aumento de impostos no tempo recorde de 5 dias em regime de urgência dia 29 de setembro de 2017.

Ouvir a população e os argumentos técnicos tem um peso muito grande; se insistirem em ter audiência pública pelos meios virtuais, que sejamos a balança nas eleições para já revogar isto em 2021 independente do resultado e começarmos do jeito certo, ouvindo a população. E, de preferência, sem tratar de nenhum destes projetos que cheiram a Franco Matos e aumento de impostos.

E viva as redes sociais, mesmo com gosto de Franco Matos em 2020 e faltando 2 meses para as eleições. Neste contexto, é ainda mais absurdo termos que gritar com direito a liminar da justiça para sermos ouvidos na “casa dos poucos”, escrito em minúsculo mesmo que está até além do que merecem.

Para assinar a petição criada pelo Movimento Lagoa Viva, segue o link abaixo, é só clicar.

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/vereadores_da_camara_municipal_de_pedro_leopoldo_2_contra_a_alteracao_do_plano_diretor_de_pedro_leopoldo_em_plena_pandemia_1/

Matheus Utsch

Pequeno empresário e influenciador digital, é vereador em Pedro Leopoldo

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano anuncia os futuros secretários de Administração e Saúde

Emiliano anuncia os futuros secretários de Administração e Saúde

O prefeito eleito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, anunciou esta semana mais dois secretários de sua gestão, que irá se iniciar no dia 1º de janeiro

LEIA MAIS
Helder Diniz é o novo secretário de Desenvolvimento Social

Helder Diniz é o novo secretário de Desenvolvimento Social

Em uma escolha que fortalece o compromisso com a promoção de políticas sociais, o prefeito eleito Emiliano Braga e o vice-prefeito Leozão anunciaram o nome de Helder Diniz como o

LEIA MAIS