As inovações na Incopre para preservar o meio ambiente

As inovações na Incopre para preservar o meio ambiente

A Incopre é uma empresa pedro-leopoldense que, desde 1982, produz pré-fabricados de concreto para serem utilizados como estruturas (pilares, vigas e lajes), estacas para fundações e postes e estruturas para rede elétrica. Em seu processo produtivo, a sustentabilidade é um valor fundamental, razão pela qual a Incopre continuamente adota práticas responsáveis referentes à preservação ambiental.

Neste último ano, destacaram-se inovações que incrementam o processo e trazem efetivos benefícios para o meio ambiente. São melhorias no processo de fabricação e no armazenamento de resíduos que se somam a várias ações que geram resultados positivos não só para a empresa e para o ambiente de trabalho como também para a comunidade em que a empresa está inserida. Conheça algumas destas ações:

Melhoria no sistema de vedação das formas utilizadas na fabricação dos postes de concreto – No processo de fabricação dos postes tem-se uma perda de argamassa de concreto que escorre por aberturas existentes nas formas. Esta perda constitui-se em resíduos sólidos que são direcionados para empresas credenciadas, que fazem a destinação final deste resíduo. Foi desenvolvido um novo sistema de vedação para as formas que viabilizou a redução de aproximadamente 90% da perda. Além da redução significativa dos resíduos, têm-se também a economia de matéria-prima para a fabricação dos postes.

Melhoria no processo de lubrificação das formas – A lubrificação das formas metálicas para fabricação de peças de concreto é necessária para permitir a retirada das peças de concreto, após a cura inicial do concreto. Este processo até então era realizado por aspersão nos mandris das formas de postes. Ela ocasionava uma perda significativa do óleo desmoldante, que então ia se acomodando no piso. Com a mudança efetivada, a aplicação é feita com rodo revestido com espuma, reduzindo significativamente a perda do óleo desmoldante. Desta forma, além eliminar a sujidade do piso do ambiente de trabalho, obteve-se a redução do consumo, que é também uma ação de ganho ambiental.

Melhoria no armazenamento de resíduos sólidos – A confecção de baias de contenção para armazenamento temporário dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo possibilitou a separação e identificação correta dos resíduos, melhorando o aspecto ambiental e facilitando o descarte final dos resíduos.

Michele Marques Marinho, Técnica de Segurança da Incopre

Ética e Responsabilidade  

Estas são ações que se somam às efetivadas nos anos anteriores, como reaproveitamento de água utilizada no processo produtivo, de sobras de concreto para confecção de pisos e de óleo desmoldante que, segundo a Técnica de Segurança da Incopre, Michele Marques Marinho, “nos direcionam e motivam a sempre buscar novas alternativas para crescermos com ética e responsabilidade ambiental”. Afinal, para a Incopre, adotar procedimentos e técnicas que possam melhorar as condições de vida no planeta é dever de todos!

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

FPL debate novas tecnologias de gestão industrial

FPL debate novas tecnologias de gestão industrial

Como a universidade pode contribuir na transformação e evolução do processo industrial? Para responder a esta questão, a FPL convidou dois profissionais com larga experiência em gestão empresarial para uma

LEIA MAIS
MESTRADO DA FPL É DIFERENCIAL CONCRETO NA CARREIRA DE SEUS ALUNOS

MESTRADO DA FPL É DIFERENCIAL CONCRETO NA CARREIRA DE SEUS ALUNOS

Entre os mais de mil alunos que passaram pelo Mestrado Profissional em Administração da FPL, a maior parte enxerga na experiência um ponto de inflexão em sua trajetória profissional e

LEIA MAIS