Com a pandemia , caem no país a produção, a arrecadação e a taxa de emprego, refletindo a dimensão trágica da crise que atinge o Brasil e os brasileiros. Mas nem tudo que cai é ruim. Caso da criminalidade violenta, que voltou a cair em Minas Gerais no mês de abril: a queda dessa vez foi de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
A queda na criminalidade violenta vinha sendo uma tendência no estado desde 2019, que teve menor número de crimes dessa natureza registrados nos últimos oito anos. Nos primeiros quatro meses daquele ano, as reduções registradas em relação a 2018 haviam sido de 29% em janeiro, 29% em fevereiro, 26% em março e 25% em abril.
Em 2020, nos dois primeiros meses, a redução foi um pouco menos acentuada: de 22% em janeiro e 13% em fevereiro. Porém em março, quando tiveram início as medidas de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus, a queda foi de 31%: considerável, mas ainda assim próxima aos índices do ano anterior.
Abril foi, de fato, o primeiro mês completo em que Minas esteve sob normas de distanciamento social e, nele, o estado registrou queda de 43% nos registros de crimes violentos quando comparado a 2019. Com menos gente na rua por causa da quarentena, nem o crime prospera.