Eventos, reuniões e encontros são cancelados ou adiados sine die. Isso vale tanto para os encontros abertos do Pro-PL quanto para o Comitê com a comunidade, promovido pela LafargeHolcim. Ou ainda o Festival de Luz, previsto para 2 a 5 de abril e que corre o risco de não ser realizado este ano.
O evento Saúde na Praça, promovido pelos vereadores Marcus Marinho e Pastor José Maria foi suspenso, assim como as visitas à Gruta da Lapinha, no Parque do Sumidouro. Todo o país está tomando atitudes drásticas para prevenir a propagação do coronavírus e em Pedro Leopoldo não poderia ser diferente. A não ser que aconteça um milagre, tudo indica que, a exemplo de cidades do mundo inteiro que vemos na televisão, a nossa também vai parar a maioria de suas atividades.
Nas igrejas, nada de abraços ou apertos de mão, no máximo uma saudação – e é desejável que ela seja dada a pelo menos um metro de distância. Mesmo assim, as missas deste fim de semana estavam visivelmente mais vazias. Algumas empresas começam a aderir ao home office e mesmo investindo pesado em higiene e desinfecção, bares e restaurantes já vêm sua clientela minguar.
Quem também está trabalhando em casa são os funcionários da Câmara que pertencem aos grupos de risco. Mas eles terão horários e metas, garante a assessoria de comunicação do Legislativo. E não podem se ausentar da residência durante o expediente. As reuniões não terão público e estão cancelados todos os eventos e empréstimos do plenário. O Centro de Atenção ao Cidadão só emitirá documentos considerados urgentes. As medidas valem até 31 de março, por enquanto.
As unidades Sesi/Senai suspenderam as aulas até o dia 31 de março, no ensino técnico e médio. As escolas estaduais param a partir desta quarta, 18/03, assim como o Colégio Clita Batista. Por enquanto é só até domingo, mas ninguém duvida que as férias serão antecipadas e mães preocupadas já discutem nas redes sociais atividades para os filhos fora da escola.
A rede municipal seguiu o mesmo caminho e também mandou os alunos para casa pelo mesmo período. A Prefeitura de Pedro Leopoldo criou nesta segunda, 16/03, um Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, que suspendeu também as atividades nos projetos educacionais como o AABB Comunidade e nos Cemai’s do município.
O prefeito Cristiano Marião comunicou que fará um decreto de emergência para dar suporte à Administração nas ações de enfrentamento do vírus, inclusive para compras emergenciais. Eventos esportivos, culturais e sociais estão suspensos pelos próximos trinta dias. Em comunicado, a Prefeitura frisou que qualquer novidade será informada em suas redes sociais. “Acompanhe e não propague notícias falsas para evitar pânico desnecessário. As recomendações principais continuam sendo a de evitar aglomerações e reforçar os hábitos de higienização”, orienta a administração municipal.
Neste contexto, atendimentos coletivos, como os no CRAS, CREAS e outros, não serão realizados. Os prédios públicos devem permanecer com o ar condicionado desligado e as janelas e portas abertas. Para tentar tranquilizar a população que utiliza o transporte coletivo, a prefeitura se comprometeu a orientar a Expresso Unir e os responsáveis pelo transporte escolar que intensifiquem ações de higiene nos veículos, circulem com janelas abertas e, quando houver, ar condicionado desligado.
As visitas ao PA estão suspensas por tempo indeterminado. Não serão permitidos acompanhantes com mais de 65 anos ou com sintomas de gripe. Ainda tem bastante álcool gel para uso do público, apesar de já estar faltando no mercado. As farmácias que receberam máscaras cirúrgicas – em falta desde a semana passada – viram o novo estoque desaparecer em poucas horas.
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que até o momento o município não conta com nenhum caso confirmado de coronavírus. Em nota postada na tarde desta terça, 17/03, a Secretaria informou que os dois primeiros casos suspeitos de coronavírus registrados em Pedro Leopoldo foram descartados. O resultado negativo para COVID – 19 foi repassado oficialmente na data de hoje, 17 de março, pela FUNED – Fundação Ezequiel Dias. Os outros quatro casos notificados como suspeitos na cidade continuam aguardando o resultado dos exames.