Eleições 2020: as mulheres entram em campo

Eleições 2020: as mulheres entram em campo

Márcia Lobato
Simone Diniz

Faltam menos de sete meses para as eleições municipais. 52% do eleitorado brasileiro é feminino, mas apenas 31,89% dos candidatos em 2016 eram mulheres. Os números não devem ser muito diferentes este ano, mas Pedro Leopoldo pode surpreender. Até agora, não faltam nomes de mulheres como possíveis candidatas à prefeitura: é o caso da médica Márcia Lobato e da professora Simone Diniz.

A médica pediatra Márcia Lobato sempre fez questão de aliar o contexto social à sua prática profissional. Como tal, foi médica de saúde pública, sem atender em consultório particular. Coordenadora de Saúde da Família, esteve à frente de importantes projetos de assistência a crianças (e também adultos) nas regiões mais carentes da cidade.

Neste ano eleitoral, seu nome é frequentemente lembrado para disputar a prefeitura pelo partido ao qual é filiada, o PT. Ela nega até com certa veemência a vontade de disputar, mas quem defende seu nome destaca duas razões principais para ela se candidatar. “Ela é mulher e de esquerda, em um embate que, até agora, apresentou em sua maioria nomes masculinos e politicamente conservadores”, afirmou um jovem petista, que não quis se identificar.

Já Simone Diniz assume que é pré-candidata pela Rede Sustentabilidade e, a exemplo de outros postulantes à prefeitura, tem circulado bastante pela cidade. Na semana passada, promoveu um café na praça da prefeitura, com o qual inaugurou o diálogo com suas apoiadoras. Ela também participou da Marcha das Mulheres de Pedro Leopoldo, realizada na última sexta, 13/03.

Simone é um dos dezesseis alunos mineiros do RenovaBR que pretendem concorrer à prefeitura de seus municípios. Segundo seu site, o RenovaBR não é partido nem movimento. A iniciativa é apresentada como “uma escola de democracia”, que seleciona pessoas comuns dispostas a se qualificar como lideranças políticas.  Nas eleições passadas elegeu 17 candidatos, entre eles a deputada federal Tabata Amaral, do PDT, além dos mineiros Tiago Mitraud e Lucas Gonzalez, pelo Novo.

“Assim que decidi me envolver na política, percebi que precisava conhecer melhor o seu funcionamento. Pesquisei e descobri o RenovaBR, que foi primordial na minha formação. Certamente estou preparada para discutir sobre o assunto. O RenovaBR fez toda essa diferença”, contou Simone ao portal Mais Minas, em entrevista na qual deixou clara a intenção de disputar as eleições.

A ex-prefeita Eloísa Helena também está no páreo. Apesar de não ter se manifestado sobre a questão, ela é sempre apontada como possível candidata, caso seu marido, o também ex-prefeito Ângelo Tadeu, não concorra à vaga pelo MDB.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano anuncia os futuros secretários de Administração e Saúde

Emiliano anuncia os futuros secretários de Administração e Saúde

O prefeito eleito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, anunciou esta semana mais dois secretários de sua gestão, que irá se iniciar no dia 1º de janeiro

LEIA MAIS
Helder Diniz é o novo secretário de Desenvolvimento Social

Helder Diniz é o novo secretário de Desenvolvimento Social

Em uma escolha que fortalece o compromisso com a promoção de políticas sociais, o prefeito eleito Emiliano Braga e o vice-prefeito Leozão anunciaram o nome de Helder Diniz como o

LEIA MAIS