O movimento Pro-PL se apresenta como uma iniciativa apartidária, ou seja, não ligada a partidos. Mas anunciou nesta segunda, 09/03, que tem um partido para abrigar candidaturas que surjam dentro do grupo. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o empresário Emiliano Braga disse que este é um marco importante: “muitas pessoas chegam ao movimento mas não estão filiadas a um partido”, afirmou, sem revelar qual será a legenda ligada ao Pro-PL.
“Nós vamos escutar as pessoas dos bairros, das comunidades, do centro da cidade, para que todas as regiões tenham representantes legítimos, que tenham o único e exclusivo compromisso com seus eleitores. O Movimento Pro-PL pode garantir essa independência”, sustentou Emiliano, que é apontado como possível candidato do grupo à prefeitura.
O Pro-PL foi criado a partir de um grupo de filiados ao Partido Novo, que se desfiliaram quando a agremiação estabeleceu limites para a participação nas eleições municipais deste ano. Defende a educação política, a sociedade civil como agente das transformações políticas, o orçamento responsável, a transparência e a empatia. Eles estão promovendo vários encontros, nas várias regiões da cidade, para discutir pontos de um programa de governo que está sendo montado para oferecer à comunidade pedro-leopoldense.
“Normalmente, havia um candidato, escolhido por um grupo e, em cima dele, se montava um plano de governo. Nós estamos fazendo o contrário: construímos um plano de governo, para depois escolher um candidato que o coloque em prática”, afirmou Emiliano no encontro do centro, que foi realizado no último dia 03/03, no Hotel Tupyguá, com a presença de cerca de 80 pessoas. O próximo será nesta terça, 10/03, no bairro São Geraldo, seguido pelos de Vera Cruz (17/03) e Lagoa de Santo Antonio (24/03).