30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

O Parque de Exposições foi palco da 30ª edição do Churrascando da Asep -Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, realizada no último sábado, 28/9. Como em todos os anos, o evento foi muito prestigiado pelos engenheiros pedro-leopoldenses, suas famílias, clientes e amigos.

Os homenageados deste ano foram o engenheiro Rodrigo Antônio de Rezende Dutra, pela entidade, e Maria Beatriz Teixeira Pereira, como representante da comunidade.  A tradicional festa teve bufê do Zé Wilson, música sertaneja e muita alegria, na confraternização que foi até o final da tarde.

Seis décadas de ação comunitária

O casal Césio e Maria Beatriz (foto Folha PL)

Maria Beatriz Teixeira Pereira tem belos olhos verdes, que espelham uma grande bondade. Desde jovem ela se dedica a atividades comunitárias – há 58 anos, está no Lions Clube de Pedro Leopoldo. “Tenho um respeito muito grande pelo trabalho, carinho, responsabilidade e compromisso da Maria Beatriz. Ela é um símbolo forte de mulher e do próprio Lions”, afirma Vilma Raid, sua colega no clube de serviços desde a fundação, em 1966.

Para a Asep, Maria Beatriz é exemplo de dedicação, altruísmo, liderança e amor ao próximo. “Sua história, sua coragem e empenho, contribuem para fazer a diferença na vida daqueles ao nosso redor”, disse Marcelo de Gurita, ao apresentar a homenageada.

Filha de Jaci Teixeira da Costa e Dona Branca Angélica Dias Teixeira, Maria Beatriz foi criada pelos tios Levi Teixeira da Costa e Dona Zazá e é a nona entre dez irmãos. Casada com Césio Rosa Pereira, teve três filhas: Simone, Patrícia e Cristina, que lhe deram seis netos: Bernardo, Bruno, Leonardo, Camila, Carolina e Otávio.

Para ela, o trabalho social é fundamental para a transformação de comunidades carentes e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A homenagem da Asep a pegou de surpresa. “A gente não faz as coisas para isso, mas é bom saber que os nossos esforços trazem resultados para a vida das pessoas”, declarou Maria Beatriz. “É uma responsabilidade que assumo com alegria em favor da nossa comunidade”, acrescentou, ao receber uma placa da Asep em sua homenagem.

Nestes quase 60 anos de ação social, ela foi presidente da Creche Lar Criança Esperança e coordenadora do Clube de Mães Vó Zazá, onde deu aulas de corte e costura e culinária. Aos 78 anos, Maria Beatriz continua participando de todas as campanhas promovidas pelo Lions. Nas horas vagas, gosta de jardinagem, costurar e viajar, de preferência para a Serra do Cipó e as praias de Porto Seguro. Na música, não esconde a sua predileta: “Boate Azul”, a mesma de seu marido Césio.

 

Engenheiro do ano

Rodrigo e Diane

Na solenidade em que foi homenageado pela Asep, Rodrigo Dutra foi apontado como um dos responsáveis pela construção do Parque da Música, que agora abriga o Pedro Leopoldo Rodeio Show. “Obra que já faz parte da história da cidade”, destacou Marcelo de Gurita, ao apresentar o “engenheiro do ano”.

Rodrigo agradeceu a homenagem e falou sobre sua trajetória de 32 anos em Pedro Leopoldo, onde trabalhou na Precon e criou sua empresa. Afirmou que é grato à cidade que o recebeu e na qual fez grandes amizades, além de crescer na vida pessoal e profissional.

Aos 68 anos, Rodrigo é  natural de Belo Horizonte e filho de Jesuíno Dutra e Célia Dutra. É casado com Diane Barbabela e tem três filhos de um primeiro casamento: Guilherme, Luciana  e Henrique, além de 3 netas: Maria Clara, Maria Alice e Ana Luíza. É formado há 44 anos em Engenharia Civil pela UFMG.

Rodrigo Dutra trabalhou na Stavel e na Exacta, empresa pela qual participou do projeto da expansão da Cauê. Na Precon, ficou por quase 14 anos, antes de abrir a Giro – Projetos e Construções Ltda, fundada em 1999, onde trabalha com o filho Guilherme. Gosta de música, inclusive toca alguns instrumentos, além de churrasco, cerveja e viajar. (com informações da Folha de Pedro Leopoldo/Roberto Braga).

Confira algumas fotos do concorrido evento.

 

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

O Bloco do Gão estreia neste sábado, 14 de setembro, no restaurante Estação, trazendo consigo uma proposta inovadora, que une a tradição do carnaval com uma experiência artística e sonora

LEIA MAIS
Encontro Nacional de Muladeiros celebra 25 Anos de tradição

Encontro Nacional de Muladeiros celebra 25 Anos de tradição

A partir desta quinta, até domingo, Pedro Leopoldo recebe o Encontro Nacional de Muladeiros. Um evento que mexe com a cadeia produtiva da cidade, além de oferecer shows, lazer e

LEIA MAIS