Aos 41 anos, o empresário Emiliano Braga (PP) tomou posse nesta quarta, 01/01/2025, como o novo prefeito de Pedro Leopoldo, cargo que conquistou nas eleições de outubro passado. Emiliano e seu vice Leozão (PSD) estavam acompanhados das esposas Jordana e Hérika e foram ovacionados pelo público presente à solenidade. Em seu discurso, Leozão falou que Deus não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos: “e hoje nós temos aqui pelo menos quinze escolhidos por Deus para administrar nossa cidade nos próximos quatro anos”, afirmou, referindo-se aos secretários da nova administração.
A primeira-dama Jordana Andrade dos Santos fez um pronunciamento, no qual observou que, desde que o marido Emiliano foi eleito, em cada pessoa que eles encontraram, ela constatou o desejo e a esperança de mudança. E sentiu a responsabilidade que Emiliano tem com todos que acreditam nele. “Emiliano sabe que um líder não governa sozinho e governa ainda melhor quando se mune de uma equipe posicionada, confiável, disponível, capacitada, íntegra e leal”, disse.
Em seu discurso de posse, o prefeito Emiliano Braga agradeceu a família, os amigos, exemplificando-os através de Matheus Utsch, Hugor Simão e Silvana Storino. Também agradeceu aos companheiros de caminhada, entre os quais destacou Fabiana Paulo, Leonardo Barros, Gabriel Albino, Emerson Bispo e Ana Carolina. Fez menção ainda ao vice Leozão, aos deputados Nayara Rocha e Rafael Martins, ao empresário Luiz Gustavo da LDX, ao pastor e empresário André Alves e agradeceu os 25.010 votos que recebeu para administrar a cidade.
“É importante que todos nós tenhamos neste momento a consciência de que vamos precisar de mais vultos de coragem”, disse Emiliano, fazendo referência ao hino da cidade, composto por Osvaldo Gonçalo do Carmo. “Pedro Leopoldo nasceu para ser destaque, para ser grande, para ser a mola propulsora da nossa região”, afirmou, garantindo que tem apreço pela liberdade e convive bem com todas as diferenças. “Buscarei de forma incansável uma cidade onde nossas mulheres sejam respeitadas, nossas crianças tenham educação de qualidade e que as oportunidades cheguem tanto para as pessoas que já estão aqui quanto as que decidirem vir para cá e alcançar aquilo pelo qual sonharam e trabalharam”, acrescentou o novo prefeito.
A nova Câmara
O vereador Rafael Faria (PSD), o Rafa, foi eleito presidente da Câmara para o próximo biênio. Aos 36 anos, está em seu segundo mandato e foi o segundo candidato mais votado na cidade, atrás de Guilherme do Doce (MDB). A chapa única teve ainda os vereadores Mateus Utsch (Novo) como vice-presidente; Alex Fabiano (PDT) como secretário e Wilson Matoso (PSD), o Ratinho, como Tesoureiro. A nova mesa diretora foi eleita com 13 votos favoráveis, um contrário de Fred Piau (PRD) e uma abstenção, do vereador Gael Silveira (PT).
Rafa assumiu a presidência se comprometendo em continuar ouvindo a população na busca pelas melhores soluções. “Ao renovar o mandato, renovo o compromisso de caminharmos juntos por uma Pedro Leopoldo cada vez melhor”, disse. Matheus Utsch garantiu que a política, que sempre o indignou, pode ser mudada na cidade. “Estão aqui os agentes da mudança. Política, só se muda por dentro”, observou.
Para o vereador Gael Silveira (PT), política se faz no dia a dia, independente de cargo. “Nós, o povo, temos vez sim. A coletividade é a base de qualquer transformação verdadeira. Este mandato é de cada pessoa que sonha com uma Pedro Leopoldo mais justa, mais humana e mais participativa”, afirmou.
Tomaram posse 13 vereadores. Além dos já citados, compõem ainda a 23ª legislatura Cynthia Salomão Bastos (MDB), Gil dos Status (PP), Joãozinho (PL), Marcinho da Lua (MDB), Warlen Alves (MDB) e Salim Salema (PP), que presidiu a sessão como vereador mais velho, antes da eleição da nova diretoria. Confiram algumas fotos da solenidade, realizada na igreja da Assembleia de Deus, na rua Nossa Senhora das Graças.